Feliz Dia das Mães

Por que fazer uma dinâmica de acolhida?

 



Toda reunião, encontro com jovens ou volta às aulas são momentos que demanda muita energia e criatividade dos assessores ou professores. Os reencontros e a animação podem dispersar a atenção dos alunos, por isso, dinâmicas de acolhimento são fundamentais para ajudar a conter os ânimos.

Segundo o balanço da Unesco sobre a situação da educação no Brasil, as escolas no Brasil estão retomando as atividades presenciais gradativamente, o que deve aumentar no segundo semestre letivo com mais pessoas vacinadas.
Braga, M. (18 de 08 de 2021). Situação da educação no Brasil. Acesso em 11 de 09 de 2021, disponível em Unesco: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/covid-19-education-Brasil


Mesmo assim, a maior parte das instituições vai manter a educação a distância ou o ensino híbrido no segundo semestre.

Para as aulas remotas e os encontros a distância, as dinâmicas de acolhimento online exigem o domínio de domínio, habilidades técnicas e ferramentas adequadas para prender a atenção de todos os participantes e tornar o encontro atrativo, interessante e participativo. Parece uma dificuldade impossível de ser realizada mais não é. Na verdade é até fácil. A única coisa que o assessor precisa ter em mente é que ele não está em um ambiente física e presencial e apesar de todos os presentes estarem buscando o mesmo objetivo, os encontros precisam prender a atenção dos participantes para não se tornar monótono.

Pensando em ajudar neste quesito, o site “osgipu.com” vai publicar ou republicar algumas dinâmicas que poderão ajudar a quebrar o gelo de um encontro on-line ou uma aula remota e trazer mais engajamento para o ensino online.

Por que fazer uma dinâmica de acolhida?

Todo encontro, quer seja aula ou qualquer outro tipo de formação costuma ser um momento de festa para os participantes, que querem conhecer-se mutuamente, compartilhar interesses, principalmente retomar o contato e fazer novas amizades.

O assessor precisa, portanto, driblar as distrações para o encontro alcançar o objetivo proposto.

As dinâmicas de acolhimento são fundamentais na construção da participação ativa, no despertar dos interesses e na concentração de cada um, forçando-os a saírem da zona de conforto.

As dinâmicas de acolhimento não podem ser apenas uma dinâmica. Ela precisa tornar o ambiente, apesar de ser virtual, mais receptivo e trazer a atenção dos participantes para o conteúdo que será abordado.

Quais são os benefícios da dinâmica de acolhimento?

Toda dinâmica de acolhimento precisa ser uma atividade que ajude a pessoa unir corpo e mente em um propósito de assimilar o objetivo do encontro. As pessoas que irão participar precisam de um estímulo para entender a finalidade do encontro e nada melhor, para essas horas, do que o afeto e a compreensão.

As dinâmicas de acolhimento precisam englobar tarefas simples, como falar sobre o dia a dia e os desejos para o encontro, até jogos e brincadeiras que estimulem a atividade física e o desenvolvimento cognitivo abrindo caminho para o falar e para a escuta ativa do outro, tornando assim cada participante ouvinte e interlocutor, destravando os bloqueios socioemocionais e tornando os encontros mais humanizados.

A seguir algumas dinâmicas que podem ser usadas tanto em encontro pessoal ou virtual:

Dinâmica de Acolhida - Quem é você? Para encontros pessoais ou virtuais.


Objetivo: Conhecimento Pessoal Quem é você? Objetivo: Fazer com que as pessoas se conheçam e se integrem mais facilmente; valorizarem a importância da sua identidade; exercitem a auto definição como capacidade que todo ser humano tem; reflitam sobre a importância de conhecer a si mesmo cada vez mais e melhor; de se relacionarem com todos os participantes. Material necessário: crachá em branco, caneta e alfinete para cada participante. Nos encontros virtuais, chat da reunião ou formulários on-line. Observação: Para os encontros virtuais o assessor precisa ter em mente quem são os participantes e qual o objetivo das respostas. As respostas podem ficar expostas no encontro?


SE VOCÊ GOSTOU, CLIQUE AQUI E CONTINUE LENDO »

Comentários