- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Como Fazer - Veja a Dinâmica Completa aqui
Prepare uma talha (pote) em frente ao altar onde os catequistas fazem a oração comunitária. No Altar deve ser entronizado a Palavra de Deus ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Prepare também 6 envelopes com as palavras da fonte da Alegria para ser colocado, um a um conforme as semanas (como iniciamos uma semana depois da quaresma faremos a colocação de 2 envelopes na 1ª semana). Na boca da Talha você coloca o terço. Não coloque muitas flores pois estamos na quaresma.
SEMANAS
|
FONTES DA ALEGRIA
|
4.ª Semana
| |
5.ª Semana
|
ORAÇÃO (AMIZADE COM CRISTO)
|
Semana Santa
|
SACRIFÍCIO (DOM DE SI MESMO)
|
Oração para todos os dias – Sinal da Cruz (Ajudar as crianças a persignar-se) - Oração ao Espírito Santo
Catequista: Senhor DEUS, nosso Pai e nosso Criador, renova a cada um de nós neste momento: Dá-nos uma nova vida em Ti. Toca no coração de cada um aqui presente e faz-nos sentir o TEU AMOR em nós através da Paixão, morte e Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo.
Crianças: Papai do Céu, Ajuda-me a entender e viver a Quaresma de uma forma que me permita celebrar esse mesmo Amor. Ajuda-me a preparar o meu coração para que eu possa viver estas semanas da Quaresma, junto com minha família, de uma maneira que eu sinta uma profunda tristeza pelos meus pecados, mas também, o Teu Imenso Amor Eterno por mim.
Todos: Pai Santo, que TEU querido Filho Jesus mande sobre nós VOSSO Santo Espírito, afim de que possa conduzir-nos neste tempo favorável a uma sincera conversão. Precisamos, Senhor, viver a Graça do nosso Batismo, morrendo para o que não é Teu e ressuscitando conforme à Tua Vontade. Que a Tua Palavra nos conduza durante todos os dias deste Retiro Quaresmal, Com o Jejum, a Oração e a Caridade operosa, unida à penitência, esperando a Vida Nova na Páscoa! Amém!
Cantar um cântico de aclamação: Muito silêncio... Usar o cântico completo – Antes e depois da Proclamação do Evangelho. O Evangelho também pode ser encenado.
ⴕ Dia 11 de março - Evangelho: Jo 2,1-7. (Só hoje o Evangelho será encenado. Nas demais semanas, durante a quaresma devemos apenas contar a história de maneira rápida para o entendimento das crianças. Quando chegar na parte de encher as talhas de água, pronuncia-se as Palavras de Jesus referente a nossa reflexão e a fonte da Alegria. Proclamado ou encenado, o Evangelho deve parar no versículo 7.)
Palavras de Maria: “Fazei tudo quanto ele vos disser”. João 2:5
Aqui Nossa Senhora nos ensina o caminho do amor e da obediência à Palavra de Deus. Aquele que obedece a Palavra de Deus tem a salvação por certeza.
Palavras de Jesus: “Enchei de água essas talhas”. João 2:7
Sabemos que Jesus irá transformar a água em vinho. Esta transformação nas bodas de Caná coloca-nos na dimensão simbólica do Batismo e da Eucaristia, nesta Quaresma, do Ano A, fortemente marcada pela dimensão batismal, que começam precisamente com o mergulho na água batismal e têm o seu coroamento à mesa da Eucaristia, com a fração do pão ázimo e a elevação da taça do vinho novo. Para quem não sabe, o Batismo dos neo-catecúmenos é feito na Vigília Pascal.
As grandes Talhas de pedra que Jesus manda encher de água para transformar em vinho (cf. Jo 2,7) são sinal da passagem da antiga para a nova aliança: no lugar da água usada para a purificação ritual, recebemos o Sangue de Jesus. Os Sacramentos, que brotam do Mistério pascal, infundem em nós a força sobrenatural e permitem saborear a misericórdia infinita de Deus” (Papa Francisco, Angelus, 17.01.2016).
A Água que iremos colocar nestas talhas irá se transformar na fonte de nossa alegria:
FONTE DA ALEGRIA - CONVERSÃO – Primeiro envelope
FONTE DA ALEGRIA – PALAVRA DE DEUS - Segundo envelope
FONTE DA ALEGRIA – ADORAÇÂO- Terceiro envelope
FONTE DA ALEGRIA – ADORAÇÂO- Terceiro envelope
ⴕ
Dia 18 de
março - Palavras de Jesus: “Mas
está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o
Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
João 4:23-24
Aqui precisamos ensinar as crianças dois momentos muito importantes na santa missa que não podemos, em hipótese nenhuma, desviar a nossa atenção: primeiro o momento mais solene em que todos se ajoelham diante da transformação do Pão e do vinho em Corpo e Sangue do Senhor; o segundo momento e muito parecido mais requer mais atenção. É logo após o abraço da paz. Precisamos tomar cuidado para não sairmos do lugar pois, logo em seguida adoramos ao Senhor na Elevação do Santíssimo com as Palavras: Por Cristo, com Cristo e em Cristo. Tarefas para casa: 1) Pergunte para seus pais se eles costumam participar da adoração ao Santíssimo. 2) Escreva uma carta para Jesus dizendo porque quer adorá-lO e prometa que irá sempre escutar a SUA PALAVRA.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Caro internauta sua colaboração, opinião, é importante. Então lembro aos amigos (as) que se identifiquem antes de postar seu comentário. Não serão publicados "comentários anônimos", ofensivos, preconceituosos...