O objetivo do nosso fuxico foi presentear os participantes da nossa XI Semana Catequética. A opção pelo mistério do terço foi uma homenagem a Nossa Senhora, primeira catequista, sem dúvidas, primeira cristã. O trabalho é todo manual, pois fazendo as peças sai muito mais barato que compra-las feitas. Cada catequista recebe uma tarefa por partes. Como estamos falando de fuxico, fica mais interessante pedir que façam e não revelar o motivo, assim a curiosidade aumenta progressivamente. Depois de serem confeccionadas todas as partes é só chamar todo mundo para terminar o mistério.
1 - Com círculos de tecidos de aproximadamente 6 cm de diâmetro, fazer fuxicos (Cada mistério simbolizando o terço precisa de 11 fuxicos, ou seja, cada lembrança, 11 fuxicos).
2 - Com agulha e linha (duas pernas), alternar miçangas e fuxico, sendo que cada fuxico também contém uma miçanga no centro.
3 - Terminando de colocar os 11 fuxicos e as miçangas suficientes, fechar a volta, fazendo um círculo, dando destaque à primeira conta, correspondente ao Pai Nosso.
4 - Fazer uma cruz com miçanga e fio de cobre.
5 - Fixar a cruz no mistério e é só rezar.
E que fique bem claro: A idealizadora do fuxico foi a catequista Terezinha de Jesus.
Comentários
Postar um comentário
Caro internauta sua colaboração, opinião, é importante. Então lembro aos amigos (as) que se identifiquem antes de postar seu comentário. Não serão publicados "comentários anônimos", ofensivos, preconceituosos...