Feliz Dia das Mães

Dinâmica de Apresentação e acolhida - Me diga o nome

              
Objetivo: Fazer com que as pessoas se conheçam e se integrem facilmente; conheçam os colegas pelo nome; reflitam sobre a importância do conhecimento mútuo; de se relacionarem com todos os participantes.

Material necessário: Música apropriada (a mesma que está no vídeo abaixo), aparelho de som, um objeto para passar de mão em mão (pode ser uma rosa, um sonho de valsa, etc. Seria bom se o mesmo objeto fosse dado a todos no final).


Observação: Os catequistas ou animadores devem conhecer e saber a música completa

Apresentação: Uma das maiores dificuldades das pessoas nos dias de hoje é o conhecimento. Muita gente tem um montão de amigos, principalmente nas redes sociais e não os conhecem realmente como são. Muitas pessoas colocam frases feitas como mensagens de acolhida sem se preocupar com os verdadeiros sentimentos. Na vida real as coisas são diferentes. Muitas vezes vemos as pessoas todos os dias mais não trocamos uma palavra com eles. Na catequese não pôde ser assim. Todos devem se conhecer, chamar sempre pelo nome, de preferencia pelo nome de batismo.

A vida de Zaqueu foi transformada a partir do momento que Jesus o chamou pelo nome. E esta foi a maior experiência de Zaqueu em toda a sua vida. Zaqueu não conhecia Jesus, mas Jesus o conhecia.


Esse é o Deus que conhece todas as pessoas... 
O Deus que chama estranhos pelo nome... 
O nosso Deus, que é nosso Pai, e como todo Pai amoroso conhece todos os seus filhos e os chama pelo nome.
No vídeo abaixo um karaokê, música com letra, para que as crianças se apresentem brincando e aprendam o nome uns dos outros. Use da criatividade.
Desenvolvimento:  Coloquem os participantes em círculo.  Diga as crianças que quando a música parar a criança que estiver com o objeto nas mãos deve dizer seu nome assim: Meu nome é___(Luis, Pedro ...) Entregue o objeto escolhido a qualquer um pedindo que passe para o colega que está do seu lado direito e assim consecutivamente até a música parar.

A Brincadeira continua assim: Os apresentadores cantam a música acompanhando o som e batendo palmas até parar...

Me diga meu irmão qual é o nome seu,
me diga qual o nome que o irmão recebeu.
Me diga me diga, me diga, me diga meu irmão,
Deus escreveu seu nome na palma de sua mão.
(A Música para e a criança que está com o objeto deve dizer o seu nome)

O apresentador entra na roda cantando, pega a criança pela mão, leva até o centro da roda depois sai com ele. a brincadeira se repete até que todos sejam apresentados.)

(Fulano) é bem vindo a casa do Senhor
aqui nos reunimos para celebrar o amor
amor que é encontro, paz e união,
Foi Deus que aqui nos trouxe
viva Cristo salvação.

 

Comentários

  1. Ola! Meu nome é Rosilana sou catequista na paróquia São Pedro em São José dos Pinhais Pr.
    estava procurando uma musica para apresentação das crianças e achei essa me diga o nome e adorei.
    Obrigado por partilhar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. paz, gostei ,muito util. Realmente necessária essa relação do catequista com os catequizandos. Jorge ,comu. Perpétuo Socorro ,arquidiocese de Belém, ananindeua,pará Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro internauta sua colaboração, opinião, é importante. Então lembro aos amigos (as) que se identifiquem antes de postar seu comentário. Não serão publicados "comentários anônimos", ofensivos, preconceituosos...