sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dinâmica de Apresentação e acolhida - Me diga o nome


             
Uma das maiores dificuldades das pessoas nos dias de hoje é o conhecimento. Muita gente tem um montão de amigos, principalmente nas redes sociais e não os conhecem realmente como são. Muitas pessoas colocam frases feitas  como mensagens de acolhida sem se preocupar com os verdadeiros sentimentos.  Na vida real as coisas são diferentes. Muitas vezes  vemos as pessoas todos os dias mais não trocamos uma palavra com eles. Na catequese não pôde ser assim. Todos devem se conhecer, chamar sempre pelo nome, de preferencia pelo nome de batismo.
              A vida de Zaqueu foi transformada a partir do momento que Jesus o chamou pelo nome. E esta foi a maior experiência de Zaqueu em toda a sua vida. Zaqueu não conhecia Jesus, mas Jesus o conhecia.
           
Esse é o Deus que conhece todas as pessoas... O Deus que chama estranhos pelo nome... O nosso Deus, que é nosso Pai, e como todo Pai amoroso conhece todos os seus filhos e os chama pelo nome.
No vídeo abaixo um karaokê, música com letra, para que as crianças se apresentem brincando e aprendam o nome uns dos outros.  Use da criatividade.
              Uma dica é que os catequistas aprendam antecipadamente a música e possam cantar enquanto as crianças dizem o nome. Diga as crianças que quando a música para a criança que estiver com o objeto nas mãos deve dizer seu nome assim: Meu nome é___(Luis, Pedro ...) Faz-se um círculo somente com as crianças e os catequistas em volta cantam e batem palmas enquanto uma bola, flor ou outro objeto circula nas mãos das crianças até que a música pare. 
 
  (música cantada pelos catequistas)
Me diga meu irmão qual é o nome seu,
me diga qual o nome que o irmão recebeu.
Me diga me diga, me diga, me diga meu irmão,
Deus escreveu seu nome na palma de sua mão.
(Para e as crianças com o objeto diz o nome)

Um catequista entra na roda cantando, pega a criança pela mão, leva até o centro da roda depois sai com ele. a brincadeira se repete até que todos sejam apresentados.)

(Fulano) é bem vindo a casa do Senhor
aqui nos reunimos para celebrar o amor
amor que é encontro, paz e união,
Foi Deus que aqui nos trouxe
viva Cristo salvação.