domingo, 20 de março de 2016

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 5ª Porta - Glorificar




Para meditar e viver – (leia João 8, 1-11) – Deus detesta o pecado mais ama o pecador. Jesus não quer ver ninguém pecando, mas se acontecer, ELE está pronto para ajudar a pessoa a se libertar do pecado. Nós, que também somos pecadores, ao vermos alguém assim logo julgamos. Jesus não julga. Ele diz: Jesus disse: “Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (Jo 12,47) Ele quer que comece os de novo, que recriemos uma vida nova, marcada pelo amor e pela misericórdia. ELE faz uma exigência: Vá, e não peques mais. O pecado nos afasta de Deus mas, ELE, como Pai bom que é não quer ficar longe de seus filhos.

Dinâmica - Obras de Misericórdia "Caminhos para o Céu".

Objetivo: Aprender as obras de misericórdia de uma maneira simples e eficaz, unindo oração, leitura orante, dinâmica, memorização.
Material: Um isopor desenhado com espaços para colar as obras de misericórdia.
Como fazer: Aproveitar o momento de oração do grupo. Faça o sinal da cruz, oração ao Espírito Santo e uma oração para ler a Bíblia. Leia o Evangelho até a parte que fala das obras que serão estudas neste dia. Estas orientações são para todos os dias.
 Neste Ano da misericórdia Divina não podíamos deixar de fazer um estudo aprofundado sobre as obras de misericórdia. São estas obras que apontam a direção do céu. Quem pratica tais obras é uma pessoa bendita e tem um lugarzinho reservado na morada do Senhor.
Para saber mais visite nossa página de catequese nos links abaixo:

quinta-feira, 10 de março de 2016

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 4ª Porta - Glorificar


Oração Inicial – IV Domingo da Quaresma– Glorifica Sinal da Cruz, invocação ao Espírito Santo, Pai Nosso e Ave Maria.
Hoje a nossa leitura do Evangelho será dramatizada. Jesus está sentado ao lado. Os discípulos André e Felipe estão um pouco distantes conversando. Entra duas crianças correndo e gritando, e sacudindo os discípulos:
Crianças: Queremos ver Jesus! Queremos ver Jesus! 'Senhor, gostaríamos de ver Jesus.'
Filipe e André responderam: - Calma. Nós os levaremos ao Mestre.
Ao vê-los Jesus respondeu: - Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra e não morrer, ele continua só um grão de trigo; mas se morrer, então produzirá muito fruto. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora me sinto angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!'

quarta-feira, 9 de março de 2016

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 3ª Porta - Edificar


Hoje a nossa oração será uma conversa sincera com Jesus. Abra a sua Bíblia, o seu coração, a sua mente e escute bem as palavras do Senhor.
X Sinal da cruz e invocação ao Espírito Santo – Leia em forma de oração Ef 1:3-6 e 2 Tl 2:13-14
X Motivação para a oração (todos de joelhos)
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, Cordeiro de Deus, Senhor do céu e da terra, Luz da luz, Pão do Céu, Tu és a razão da nossa vida, princípio, meio e fim de nossa existência, sem Ti nada somos. Apresenta-te para nós para que possamos conhecê-lo, conhecendo-o possamos amá-lo, amando-o possamos adorá-lo e adorando-o possamos servi-lo. Amém.    (Sentados)

terça-feira, 8 de março de 2016

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 2ª Porta - Levantar


Preparação do encontro - Preparar a próxima letra e a próxima palavra para dar continuidade a dinâmica pascal. Conferir se as crianças estão fazendo o compromisso direitinho.
Para meditar e viver Leia pausadamente o Evangelho Mc 9,2-9 e a citação da "Evangelii Gaudium": «Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante! » E.G. 3
Quando os discípulos viram Jesus em toda a sua glória sentiram um pouco da paz que existe no céu. É comum para nós, ao estarmos em paz, felizes, realizados, querermos nos acomodar achando que já temos tudo. É importante sabermos que enquanto vida tivermos temos também um compromisso com Deus. ELE fez este mundo maravilhoso para nós. Os homens aos poucos estão destruindo a natureza e porque não dizer, a si mesmos. É nosso dever defender os direitos de todos, a liberdade de bem viver, o respeito e a dignidade.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 1ª Porta - Arrependimento

Dinâmica Quaresmal 2016 Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida.
Esta é a primeira chave que abre a porta do seu coração para alcançar a Misericórdia Divina.
Para meditar e viver – Ler Mc 1,12-15 e a citação da "Evangelii Gaudium": Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013. Segue trecho para leitura de hoje.
«Como nos faz bem voltar para Ele, quando nos perdemos! Insisto uma vez mais: Deus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar «setenta vezes sete» (Mt 18, 22) dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos seus ombros. Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. » «A Igreja é o lugar da misericórdia gratuita, onde todos podem sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho. »

Dinâmica Quaresmal 2016 Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida.

"Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida"
Todos os anos a igreja nos propõe e convida a fazer um caminho quaresmal rumo a uma pascoa com Cristo. Quaresma é tempo de preparação. É tempo de fazermos aquela limpeza em nosso coração para uma autentica pascoa. Se não morrermos com cristo na cruz do calvário jamais vamos ressuscitar com ELE.
A catequese da Paróquia de São Sebastião no Ipu se propõe a preparar também as crianças, catequisandos ou catecúmenos, para este processo penitenciário para ressurgirem Gloriosos com Cristo em preparação para o primeiro encontro Eucarístico. Esta preparação é adaptada a catequese local. É um ELO  entre a catequese tradicional e o processo de iniciação a vida cristã.