quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dinâmica Pascal – II Domingo da quaresma – Levantar


Preparando o Ambiente – O Coração de Jesus, desenhado no isopor deve estar em lugar de destaque. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente.

1º Momento - O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo do Amor

Acolhida: Já aprendemos que, de maneira maravilhosa, Deus criou o homem, a mulher e muitas outras coisas lindas. Eles eram felizes porque viviam na amizade de Deus. Deus deu a nossos primeiros pais a graça de participarem da Sua vida divina. A isto chamamos PARAÍSO! Por isso não deveriam nem morrer, nem sofrer. Viveriam felizes, em harmonia com eles mesmos e com toda a criação (Gn 2, 15). Mas então, se Deus é tão bom e nos criou com tanto amor, porque existe tanto sofrimento, infelicidade, maldade, injustiça, violência e morte? Por causa da DESOBEDIÊNCIA. Este pecado chamamos de Pecado Original, pois é a origem de todos os outros pecados. É como uma bola de neve que vai rolando, crescendo até ficar gigantesca. Deus deu ao homem uma vida de santidade junto d´Ele e assim seria para sempre. Mas, como eles foram desobedientes, perderam o estado de SANTIDADE e passaram a viver em um estado novo: o estado de pecado.
Pecar é dizer NÃO a Deus, viver longe do seu amor, ser desobediente.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dinâmica Pascal – I Domingo da Quaresma - Arrepender


Preparando o Ambiente – O Coração de Jesus, desenhado no isopor deve estar em lugar de destaque. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente. Na catequese “Medalha Milagrosa” que acontece no Patronato, o coração será colocado nos pés da Imagem de Nossa Senhora. Esta celebração deve ser feita no local de oração da catequese. Para você saber mais sobre a dinâmica acesse aqui: Dinâmica Pascal – 1º Parte - A alegria de voltar à casa do Pai

1º Momento - Acolhida

Acolhida:  Deus fez um mundo perfeito e completo para que o homem fosse feliz (homem e mulher). O diabo com inveja do amor de Deus pela sua criação, seduziu o homem a se afastar do seu Criador, fazendo com ele pecasse.  Antes o homem só conhecia o bem. O diabo mentiu dizendo que o homem seria tão sábio quanto a Deus. O homem experimentou do pecado e se afastou de Deus. Ainda hoje o homem vive distante de Deus por causa do pecado. Deus é puro Amor e Santidade. Ele é o Santo dos santos. Se alguém quiser Deus no seu coração, na sua vida, precisa reconhecer os seus erros e voltar para Deus. Hoje vamos reconhecer as nossas culpas, se arrepender de ter pecado e pedir perdão.
Explicar o motivo da Dinâmica e seus significados (Dinâmica Pascal – 1º Parte - A alegria de voltar à casa do Pai). O nosso coração vive coladinho ao coração de Jesus. A porta que abre o nosso coração é a mesma que abre o de Jesus. Quando abrimos a porta para Jesus, saímos do pecado e entramos na santidade.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como Fazer Dinâmica Pascal – 1º Parte - A alegria de voltar à casa do Pai

Do meu coração ao Coração de Jesus. No Coração de Jesus está toda a alegria que preciso neste mundo.

       Objetivo:        Fazer da quaresma um momento especial para celebrar dignamente a Páscoa do Senhor. Fazer da Páscoa uma passagem para a vida nova em Cristo Jesus.

Estaremos celebrando a Páscoa em 14 semanas, a começar da quaresma.
               Material: Isopor, Cartolina, Papel A4, Lápis de Cor, Caneta.
Desenvolvimento: Iremos fazer um recipiente em forma de Coração para colocar o Evangelho dentro. A frente do coração será móvel contendo sete desenhos de porta em forma de bolso. Em cada semana da quaresma colocaremos uma palavra chave (ação). No domingo da ressurreição colocaremos a última chave que abrirá a porta e revelará o Amor de Deus contido no Coração de Jesus (A Palavra de Deus). Durante a oitava de Páscoa abriremos mais sete portas, agora do nosso coração, com sete novas palavras-chaves e com muita alegria iremos anunciar o Evangelho como verdadeiros discípulos de Jesus.