Feliz Dia das Mães

A teia do Conhecimento

Objetivo: Apresentação nos grupos; conhecimento mútuo; a importância de cada um assumir a sua parte na vida.

Material: Um rolo (novelo) de fio ou lã. Fotos de cada participante. um isopor. Alfinete ou marcador de mural, máquina fotográfica ou celular com câmera.

Desenvolvimento: Dispor os participantes em círculo.
O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão e diz: "A partir de hoje o que irá nos unir será este novelo de lã".

Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.

Está pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo. Após faze-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc…

Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam. O Rolo de lã deverá voltar para o coordenador. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.

Sem soltar o fio peça para as pessoas dizerem:

– O que observaram;
– O que sentiram;
– O que significa a teia;
– O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.
Reflita com eles: Todos somos importantes na imensa teia que é a vida; ninguém pode ocupar o seu lugar. Você é único; não existe ninguém igual a você. Pense nisso.

Registre como ficou a teia para fazer um cartaz.
No final da dinâmica coloque as fotos dos participantes em círculo no isopor  e coloque um alfinete na frente de cada foto e depois tecer a teia e colocar como mural.

Agora é hora de desfazer a teia. Começa novamente pelo coordenador. Ele retorna o novelo para a pessoa que jogou para ele chamando-a pelo nome e acrescentando uma qualidade vista na pessoa, como por exemplo: Rita, você é linda! João seu sorriso é cativante! (Importante: ao receber o rolo de lã deve enrolá-lo novamente para devolvê-lo.)

Quando o novelo chegar ao coordenador, este deve perguntar: " O que irá nos unir a partir de hoje será mesmo este novelo de lã? Esperar as respostas.

Reflita com eles: O que une as pessoas são os ideais, o conhecimento entre ambos, as afeições e principalmente o AMOR. Este Amor é Deus. O que nos une de verdade é a presença de Deus em nossas vidas que deverá ser constante. A União vem do Amor (que é Deus) que nos une.
Agora é hora de confeccionar o cartaz.

Comentários