Feliz Dia das Mães

Pentecostes - Encerramento da Dinâmica Pascal - Avançar

 O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo do Amor, se revela e os envia.

Preparando o Ambiente – Coloque uma vela bem bonita dentro do coração, de preferência decorado com alguma coisa que lembre o Espírito Santo. Um dos Catequistas representará Jesus Cristo. Uma criança representará o Papa. Seria bom que todos decorassem o texto. Uma vela grande, representado Jesus deve estar acesa.

Acolhida: Sejam todos bem vindos crianças, candidatas a serem discípulos(as) de Nosso Sr. Jesus Cristo. Hoje é um dia todo especial, e sabe por que? ____Hoje celebramos o nascimento da Igreja, o dia de Pentecostes.

Oração Inicial: Todos devem persignar-se
Catequistas: Crianças, hoje vamos receber Jesus Cristo. Mais uma vez ELE está presente no meio de nós e veio lembrar alguns detalhes que teimamos em esquecer. Hoje vamos relembrar ou aprender que foi o próprio eu fundou nossa igreja e está presente nela até hoje.


A criança vestida de Papa está na frente, junto com todos os catequistas. Jesus entra pergunta primeiro para as crianças, deixa elas responderem. Depois aos catequistas e ao Papa.
Jesus: Quem vocês acham que é o Filho do homem? (Mateus 16:13)
Crianças: ___(?)
Jesus: E vocês, quem dizem que eu sou?»? (Mateus 16:15)
Pedro: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.. (Mateus 16:16).
Jesus: Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu. Mateus 16:17-19)
Todos: O Senhor Jesus Cristo, que entregastes a Tua igreja aos Apóstolos, hoje conhecidos pelo nome de Padres e Bispos, ajude-nos a sermos igreja, pois somos parte do seu rebanho e queremos fazer parte do SEU Reino. Amém
Catequistas: Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: (João 20,19)
Jesus: 'A paz esteja convosco'. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. (E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse:) 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'. (João 20,20-23)

Jesus pega a palavra chave (AVANÇAR) apresenta e abre a porta.
Jesus :Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca. (Lucas 5, 4)
Jesus abre o coração, retira a vela, acende na Vela grande que já está acesa e acende com ela, a vela dos catequistas, inclusive a do Papa enquanto fala. Estes por sua vez irá acender a vela de todas as crianças.

Jesus: Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, 20 e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo. (Mateus 28, 19 e 20)

A nós descei, Divina Luz! A nós descei, Divina Luz! Em nossas almas acendei, O amor, o amor de Jesus! (Bis)

1. Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai/ Luminoso raio, luminoso raio!/ Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons/ Luz dos corações, luz dos corações!/ Grande defensor, em nós habitai/ E nos confortai, e nos confortai!/ Na fadiga, pouso; no ardor, brandura/ E na dor, ternura, e na dor, ternura!

Todos: Senhor Jesus Cristo, com a luz do TEU Espírito em nós, cantamos com júbilo e ações de Graças, e, nesta Tarde, ao voltarmos a Tua Casa, queremos fazer deste dia um marco histórico. Hoje celebramos Pentecostes e hoje a SUA igreja nasce no meu coração. Quero ser SEU discípulo para fazer a SUA vontade e assim ser merecedor do SEU amor e mim. Amém!


Catequistas: Crianças, eis a força, a luz, a chama do Espírito Santo. Apaguem as velas.  Vocês viram que a chama foi passada de vela em vela, de pessoa em pessoa e mesmo assim continuou a mesma para cada um. Assim Também é a luz do Espírito Santo. Agora esta luz, esta Força está no seu coração para lhe impulsionar a fazer o bem e servir a Deus, fazendo a vida das pessoas muito melhor. Lembre-se que vocês foram batizadas em nome da Trindade Santa. Devem viver pela Trindade. Quem é a Trindade?

Comentários