Feliz Dia das Mães

Domingo da Ressurreição – Anuncia

Acolhida: Celebrar a Páscoa e fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo - é testemunhar nossa fé na vida, na vitória do bem. Por isso convidamos vocês para juntos entoarmos cantos alegres, celebrando a vitória do Salvador. Não é só celebrar, também somos convidados a testemunhar nossa fé por meio da prática do amor, da fraternidade, da solidariedade. Durante a quaresma fizemos um propósito de mudar de vida. Agora com a ressurreição de Cristo somos convidados  a dar um sentido novo a nossa vida, que seja marcada pelo otimismo, pela alegria, pelo compromisso de amor a Deus e aos irmãos.

Abertura: Hoje vamos dramatizar a ressurreição do Senhor. Precisamos de 2 Anjos, Jesus Cristo ressuscitado (vestido de branco), Maria Madalena e os dois discípulos. Panos brancos dobrados e colocados no pé do altar onde está o coração.
Oração Inicial: As crianças devem persignar-se com o auxílio dos catequistas.
Catequistas: Repitam comigo. Alegremo-nos todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Com esses sentimentos, queremos celebrar a nossa Páscoa. A nossa vida agora é só ALEGRIA. Vejamos as palavras chaves que já utilizamos:

Dinâmica Pascal – I Domingo da Quaresma - Arrepender


Dinâmica Pascal – II Domingo da quaresma – Levantar


Dinâmica Pascal – III Domingo da quaresma – Edificar


Dinâmica Pascal – IV Domingo da quaresma – Glorificar


Dinâmica Pascal – V Domingo da quaresma – Recriar


Dinâmica Pascal – Domingo de Ramos – Imitar

Domingo de Páscoa                            

Para que a nossa ALEGRIA seja completa precisamos da última chave. Sabe quem vai nos dar a última chave? O Próprio Jesus.
Catequistas: Senhor nosso Deus, que pelo vosso Espírito ressuscitastes o vosso Filho, nós Vos pedimos: não deixeis de nos assistir com a força desse mesmo Espírito Santo, para que, ressuscitados como homens novos, saibamos testemunhar Cristo, vivo e atuante no mundo. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
Crianças:. Ó Deus de grande misericórdia e bondade infinita. Eis que hoje venho suplicar pela Vossa misericórdia as graças necessárias para mim e meus familiares: Jesus Ressuscitado rolai as pedras do meu caminho para que eu possa anunciar a BOA NOVA da vossa ressurreição. Amém.
Todos: Alegremo-nos todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia!

2º Momento – A Palavra de Deus é Luz para nós. Jo 20, 1-17..

Hoje a nossa leitura será dramatizada. Os Anjos ficam próximo ao coração. Jesus fica logo atrás para aparecer a Madalena. Madalena entra correndo enquanto é narrado o início (...) logo depois vem os dois discípulos. Os três se esbarram.
Narrador.: No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.  Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava.

Madalena.: Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.
(Maria sai para o lado e fica como que estivesse procurando alguma coisa. Enquanto é narrado os acontecimentos os discípulos vão fazendo os gestos. No começo de admiração e quando saírem devem sair alegres, dizendo: Ele ressuscitou!)
Narrador.:  Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo.  Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.  Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão  e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou.  De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: “Ele deve ressuscitar dos mortos.” Os discípulos, então, voltaram para casa.
(Maria volta para perto do túmulo chorando e quando Jesus fala ela se ajoelha e quando disser Mestre faz gestos de tocar nos pés de Jesus)
Narrador.:  Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.  Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. 

Jesus.:
  Mulher, por que você está chorando?
Madalena.: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.
Narrador.:  Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus.
Jesus.: Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Madalena.: Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
 Jesus.: Maria.
Madalena.: Mestre.
Jesus.: Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá ANUNCIAR aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.

3º Momento – Abertura da Porta

(Dar um cartão com a palavra chave  para uma criança colocar na porta de letra igual a inicial do nome na chave. Na chave, além da palavra tem também um pequeno texto que deve ser lido pelo catequista).
Catequistas: Eis a palavra chave: Jesus dá uma ordem a Maria Madalena. O que ele Mandou que ela fizesse? Vá ANUNCIAR ! Então vamos pedir que Maria Madalena abra a última porta do Coração de Jesus!
(Madalena coloca a chave na última porta e abre o coração, retira com cuidado o Evangelho que está dentro do coração e fala bem alto)

Madalena.: Alegria! Alegria! Alegrem-se todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

4º Momento – Compromisso de um verdadeiro discípulo

Catequistas: A maior alegria do Discípulo é ver a ressurreição do Mestre. Hoje nos regozijamos de Alegria pela Ressurreição de Jesus, pois ELE prometeu que também ressuscitaríamos com ELE se acreditássemos.
Crianças:. Ó que alegria! Hoje é o dia. Dia de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Dia de oração!!! De abrir as mãos, de abrir os braços e abraçar o irmão. Dia de recomeçar, de libertar, ANUNCIAR…
Todos: Alegrem-se todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Uma feliz páscoa da ressurreição do amor a todos!!!!!!
Desafio para a semana: Anunciar a ressurreição de Jesus e  a alegria do Evangelho a todos que você encontrar.
Tarefas: Faça uma entrevista com os seus professores e outra com seus pais. O que é Páscoa e quais são os seus símbolos? Escreva em seu caderno e apresente no próximo encontro.
Desafio para a vida: Para ser discípulo de Jesus, esta páscoa precisa ser renovada todos os domingos que é o dia em que o Senhor Ressuscitou.
As fotos postaremos no próximo Domingo.

Comentários