Feliz Dia das Mães

Dinâmica Pascal – IV Domingo da quaresma – Glorificar


Preparando o Ambiente – O Coração de Jesus, desenhado no isopor deve estar em lugar de destaque. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente. (Veja como fazer aqui)


1º Momento - O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo do Amor

Acolhida: Já aprendemos que quando pecamos nos afastamos de Deus e perdemos a sua proteção. Deus porem não desiste de nós porque nos ama com amor infinito. Para nos salvar, Deus envia seu único Filho. Jesus Cristo, o Filho amado de Deus não gosta de nos ver no chão, por isso estende sua mão para nós e nos levanta, libertando-nos do pecado. Edificados pelo Senhor ganhamos mais uma oportunidade de viver uma vida nova. Como discípulos de Jesus precisamos viver santamente, para que nossa vida seja testemunho da Glória de Deus. Pergunte as crianças: Alguém quer ser discípulos do Senhor? Basta escutar o que Deus tem para nos dizer hoje.
Abertura: Três crianças: uma chupando balinha, uma toda enrolada em pano velho e a terceira jogando no celular. As três entram, se ajoelham, fazem a oração seguinte e se sentam voltadas para as outras crianças.
Oração Inicial: As crianças devem persignar-se com o auxílio dos catequistas.
Catequistas: Sejam todos bem vindos-(as). Hoje, iremos aprender que não dá para ser feliz sem Jesus. ELE é o DEUS conosco, enviado para nos ensinar o caminho da salvação. Ele se dá como comida para salvação de nossa alma.
(criança chupando bala. Faz a oração e joga a bala fora.)

Crianças: Senhor Jesus, perdoa pelas vezes em que não participamos da Santa Missa e assim deixamos de ganhar a enorme graça que é o teu amor em nós, doado no mistério da SAGRADA EUCARISTIA…
Catequistas: Jesus ordenou aos seus discípulos: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”. Mt 19,14. As crianças de hoje tem tantos brinquedos modernos ao seu dispor que acabam gastando todo o seu tempo atoa e se afastam de Jesus.
(criança mexendo no celular. Faz a oração e desliga o celular.)
Crianças: Senhor Jesus, perdoa as vezes em que a nossa preguiça e comodismo não nos deixaram agir segunda a nossa consciência cristã, e seguimos as modas do mundo, virando as costas para o amor de Deus que nos faz tão bem…
Catequistas: A PALAVRA DE DEUS é Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho. Sl 119:105 Precisamos ouvir sempre a PALAVRA DE DEUS. Quando alguém proclamar a PALAVRA DE DEUS, nossa atitude deve ser de escuta e atenção. Pode ser na missa, na catequese, no grupo de oração ou até mesmo quando vou dormir ou quando acordo. Deus é nosso Paizinho bondoso e sua Palavra nos orienta na vida.
 (criança enrolada no pano faz a oração e se desenrola.)
Crianças: Senhor Jesus, perdoa pelas vezes em que nos recusámos ouvir a Tua PALAVRA, não damos atenção aos SEUS ensinamentos e acabamos se afastando de VÓS …
Catequistas: Senhor  Jesus tenha compaixão de nós,
Crianças: Porque somos pecadores
Catequistas: Por ser puro amor sede misericordioso para conosco.
Crianças: E dai-nos a vossa salvação
Catequistas: Por ser Filho de Deus perdoe os nossos pecados
Crianças: E nos conduza a vida eterna. Amém

2º Momento – A Palavra de Deus é Luz para nós. Jo 3,14-21.

 Após a leitura todos rezam esta oração
Catequistas: Olhar para a cruz é ver levantado, sobre os ombros de Jesus, todo o mal, todo pecado humano e, ao mesmo tempo, contemplar a beleza do amor de Deus que entrega seu Filho pelo amor que tem a nós. Como posso dar graças, glorificar-LO  e dizer: para nós, contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; em um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos. 1 Cor 8:6 sim, ao único e sábio Deus seja dada Glória, por intermédio de Jesus Cristo, para todo o sempre. Amém! Rm16:27
Crianças: Sim Senhor, Toda Honra e toda Glória seja dada a ti meu Deus, que em Jesus, me ama sem medida e me levanta do chão.
(Leitura orante) Para que a morte de Jesus serviu para nós? Como Deus demonstra seu amor para conosco? Qual o prêmio de quem acredita e segue Jesus? O que acontece com quem não crer em Jesus? A luz veio ao mundo para iluminar a vida de quem andava nas trevas. Quem é a Luz? Por que as pessoas más se escondem de Jesus? O que acontece com quem se aproxima da Luz? Para quem vai a Glória de quem age em nome de Deus? Qual o prêmio que a pessoa recebe? Então o que devemos fazer sempre? ”Dar Glórias a Deus em todo tempo e a toda hora”.
Meditação: Deus não gosta de ver seus filhos no pecado. Ao ver que a cada dia a humanidade se afastava mais de sua AMIZADE, enviou SEU FILHO único como LUZ para iluminar o caminho da salvação. Os homens estavam tão cegos de orgulho e vaidade que não viram a Glória de Deus. Ao invés de acolher a Palavra que dá vida, escolheram a condenação, matando crucificado o Filho de Deus. Más, assim como Ele prometeu, a salvação se encontra na confiança e na Fé. Todo aquele que acreditar que Jesus Cristo é o Deus conosco será salvo e suas obras aqui na terra servirão para a Glória de Deus e salvação da humanidade. Portanto, você é convidado a ser discípulo de Jesus, para ensinar também o caminho da salvação para a humanidade.

3º Momento – Abertura da Porta

Catequistas: Deus, em todo o seu poder e Glória exaltou SEU FILHO Jesus como Senhor do céu e da terra. Jesus é o Herdeiro de Deus e nós participamos desta herança pela sua PALAVRA, pelo SEU sangue derramado na cruz e pelo Pão Eucarístico que é sua carne, e nELE está contido toda sua Divindade. Por isso, a cruz é o caminho da fé e, com ela, da verdadeira salvação, para que todos os que acreditam tenham a vida eterna. Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Não podemos esquecer isto, porque, hoje, Deus envia a sua Igreja (todos nós) ao mundo para que continue a ser instrumento de salvação. Devemos Glorificar o nosso  Deus através do nosso trabalho de Evangelização.
(Dar um cartão com a palavra chave  para uma criança colocar na porta de letra igual a inicial do nome na chave. Na chave, além da palavra tem também um pequeno texto que deve ser lido catequista).
 “O Amor Divino é manifestado a todos nós na Eucaristia. Deus é “elevado” e apresentado a todos pelas mãos do sacerdote, para que a nossa fé cresça e ansiemos pela salvação que nos vem da Páscoa do Senhor. Nós somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir Que Cristo continue a modelar a nossa vida. ‘Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti’”. Is 60:1-2

4º Momento – Compromisso de um verdadeiro discípulo

Catequistas: Acredite. O que Jesus pede é o mínimo que podemos fazer diante de um amor tão grande. Onde quer que você for, com quem você falar, em todo o momento Dê Graças ao Senhor porque a sua misericórdia é para sempre.
Rezemos juntos: Senhor Jesus, Ajuda-me, a levantar os olhos do chão.
Ajuda-me a sentir-Te perto de mim e sentir a Tua mão que me agarra...
Deixa-me conhecer a força do Teu braço e o aroma da Tua presença.

Dá-me a felicidade de acolher-Te no meu coração…
E força para a todos anunciar o Teu amor!
Senhor, sei que serei feliz junto de Ti!. Amém.

Desafio para a semana: Jesus disse: Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste e suas ações são realizadas em Deus. Jo 3,21. O que você poderia fazer para que o mundo conheça o Amor de Deus?
Todas as noites e ao amanhecer leia um versículo Bíblico e reze esta oração:
Glória e Louvor sejam dadas a TI meu Senhor, que me deste Jesus como Salvador.

Desafio para a vida: Vamos repetir sete vezes seguida e ao chegar na sala do encontro escrever no caderno como compromisso de vida:  

Comentários