sexta-feira, 25 de abril de 2014

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA - II Domingo

II Domingo da Páscoa - ENTENDER para CRER e SER FIEL


Oração Inicial: Para ser feita em dois coros todos os dias

Lado 1 - Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, mostraste a nós a face do Senhor.
Por tua Páscoa o céu à terra uniste e o encontro com Deus a todos nós permitiste.

Lado 2 - Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz nascem para a vida eterna e abrem-se para os que creem as portas do reino dos céus. De ti recebemos a vida que possuis em plenitude pois nossa morte foi redimida pela tua e em tua ressurreição nossa vida ressurge e se ilumina.

Lado 3 - Volta a nós, ó nossa Páscoa, teu semblante redivivo e permita que, sob teu constante olhar, sejamos renovados por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir de amor e imortalidade.

Todos - A ti, inefável doçura e nossa eterna vida, o poder e a glória por todos os séculos.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA - Como fazer

DINÂMICA PARA OS DOMINGOS DO TEMPO PASCAL


O tempo pascal compreende cinquenta dias (em grego = "pentecostes"), vividos e celebrados como um só dia: "os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes celebramos com alegria e júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo" (Normas Universais do Ano Litúrgico, n 22).
O tempo pascal começa na Vigília Pascal e celebrado durante sete semanas até Pentecostes. É  a Páscoa (passagem) de Cristo, do Senhor, que passou da morte à vida, a sua existência definitiva e gloriosa. É a páscoa também da Igreja, seu Corpo, que é introduzida na Vida Nova de seu Senhor relembrando o dia do primeiro Pentecostes.
Nossa catequese celebrará uma grande páscoa que durará estes 50 dias. A cada semana, por ocasião dos encontros de catequese e nosso encontro com o Senhor na liturgia, além de celebrar a Páscoa, estudaremos os Dons do Espírito Santo, com rigor de detalhes, um por um. Afinal, foi destes dons que nasceu a igreja. Da mesma forma, aprenderemos os frutos e virtudes, enquanto estudamos uma maneira de frutificar em nossas vidas.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA - A Cruz

Objetivo - Buscarmos a nossa santificação através de jejuns, orações e a memória da paixão e ressurreição de Nosso Senhor Jesus cristo. É o tempo propício para fazermos penitencia em preparação para a ressurreição, encontramos Jesus, aquele que vive e reina em nossas vidas. É neste tempo que temos a alegria de proclamarmos e anunciarmos que o Senhor está vivo em cada um de nós. De saber que somos livres da lei do pecado e da morte, pois pela lei do Espírito fomos libertos de todo julgo, de do mal, de todo pecado, de toda dor, de toda enfermidade e que em Cristo somos mais que vencedores! Já aprendemos que é através dos ensinamentos dos antigos que fincamos nossas raízes na torrente de água viva. E as principais raízes que nos ajudam na santificação são virtudes comuns como: Obediência, Fé, Confiança, virtudes que geram o amor e nos ajudam a viver nossa Liberdade rumo a Felicidade que não passa, a vida eterna. Estes ensinamentos estão na Palavra de Deus, Fonte inesgotável de vida. Nesta semana santa a nossa catequese será na igreja, participando com da liturgia. Vamos convidar nossos pais e irmãos e juntos participar de toda a paixão de Cristo, para domingo ressuscitar com ELE. A partir da páscoa Jesus vive em mim e eu vivo pro ELE.
Como Fazer: Escolher duas pessoas para levar cada símbolo; No nosso caso será um catequista e um catequisando. Dividir a turma em dois grupos para as orações. Enquanto todos rezam cada oração, o catequista e o catequisando vão devagarzinho, levando o símbolo até o local escolhido. No final da oração coloca-se o símbolo no local indicado.

“Acolhei como Jesus”

domingo, 6 de abril de 2014

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA

Apresentação da Dinâmica: Vamos fazer na catequese uma grande celebração da Pascoa do Senhor Jesus, em unidade com todos os grupos. A ideia é simbolizarmos a nossa vida com uma ÁRVORE feita em isopor, que será ilustrada de maneira a ficar idêntica a mesma, porem terá também um formato de cruz, para que jamais nos esqueçamos das nossas cruzes. A Árvore para nós terá dois sentidos:

1° sentido - Salmo 1 – (Tempo para meditação) A vida da gente é como uma grande árvore. Germina, nasce, dá flores, frutos... do fruto a semente que irá germinar uma nova árvore. Neste ciclo interminável nossa árvore precisa ser cuidada, regada, adubada para que ao florir e frutificar a esperança se renove.


2° sentido - Evangelho escrito por João 15:1-10. Silêncio para meditação. A vida da gente é como os galhos de uma árvore, só tem sentido real se estiver ligada a Deus, pois ele nos deu seu Espírito para que pudéssemos ter vida NEle. Fora DEle nada tem sentido, a felicidade é passageira, logo murcha e seca. Com Ele a felicidade é eterna e sempre dá muitos frutos.

sábado, 5 de abril de 2014

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÀSCOA – A Raiz

Em Cristo encontras a vida, CONFIA

Objetivo: Depois de seguir todos os passos da dinâmica de oração de quaresma e encerrar fazendo o plantio com as sementes escolhidas com muito carinho, hoje iremos iniciar uma dinâmica celebrativa para a páscoa. Esta dinâmica é semanal e precisa ser seguida, passo a passo para ter sentido. No início da dinâmica da quaresma dissemos que a vida da gente é como uma grande árvore. Chegou a hora de cuidarmos desta árvore. Iniciaremos a nossa Árvore pelas Raízes que a sustentam e conduzem alimento e água a todo o seu corpo. São as raízes as responsáveis por uma bela árvore. Vamos prestar bem atenção nos textos bíblicos para entendermos a mensagem. Boa Páscoa para todos.
Material: Uma espécie de Caixa feita em isopor para receber e servir de sustentação para a cruz em forma de árvore. Nesta caixa algumas raízes para a dinâmica conforme a foto. A quantidade de raízes fica a seu critério. As nossas são de acordo com o número de grupos catequéticos em nossa comunidade.