Feliz Dia das Mães

Presépio Natural


Como é maravilhoso a tradição natalina, onde as famílias se reúnem para celebrarem o Natal de Jesus com canções, a ceia de Natal, a árvore de Natal e em especial o presépio de Natal. Eu já estou fazendo o meu presépio. E você? Como você faz o seu presépio? Gostaria de nos acompanhar? Vem nos visitar toda semana para saber como vai ficar! Se quiser deixe também seu comentário!
O termo presépio vem do latim praesaepe com o significado de estrebaria, curral, estábulo. Foi num destes espaços que nasceu o salvador da humanidade, Jesus Cristo,  Deus Conosco que se fez carne e veio habitar no meio de nós João 1, 14. Não foi porque a sua mãe e o seu pai José e Maria tivessem deliberadamente escolhido este lugar, mas foi o único que a humanidade lhe ofereceu. Hoje fazem presépios riquíssimos, com tons de ouro e muito colorido. Cuidado com o que o Natal representa para você. Faça o seu presépio na mais pura singeleza.

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento. A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança. Não podemos esquecer que os pastores foram avisados por Deus através dos anjos (Lucas2,12), enquanto que os reis procuraram por si mesmos.
Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus. Na época já havia 16 anos que a Igreja tinha proibido a realização de dramas litúrgicos nas Igrejas, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, desejoso que estava de lembrar ao povo daquela região a natividade e o amor a Jesus Cristo. O povo foi convidado para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.
São Francisco morreu dois anos após, mas os Frades Franciscanos continuaram a representação do presépio utilizando imagens.
No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta. A partir de 1986, São Francisco é considerado o patrono universal do presépio.
"Fazer presépios é unir mundos". O mundo animal, os homens e o mundo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus. Os reis Magos em uma interpretação mais recentes são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.
E se, passados tantos séculos, o presépio continua sendo, depois da missa, a celebração mais digna do Natal, é porque um gênio de poeta e santidade o imaginou para, de modo bem prático e didático, continuar fazendo os homens relembrarem o supremo gesto de amor do Filho de Deus, como escreve Santo Agostinho.
O presépio foi organizado por São Francisco para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica do conteúdo do mistério de Jesus Cristo, que nasce na pobreza, na simplicidade, para fazer o homem mais humano: Filho de Deus, irmão de todos os demais homens, harmonizado com o universo. Cada figura do presépio tem seu conteúdo evangelizador. É preciso explicitá-lo, captá-lo e vivenciá-lo:

Este ano, nosso presépio será bem natural:
Primeiro escolhemos o local. Será na "Casinha da Namoradeira", banco onde nos reunimos todas as noites para rezar. Esta casinha está coberta com "Amor agarradinho". Será neste local que a nossa família se reunirá todas as noites para meditar o nascimento de Jesus.

A casinha que irá receber a imagem da Família Sagrada será confeccionada com madeira, bambu e palha de coqueiro, colados um por um. A cada semana iremos preparar a mangedoura, pacientemente a espera do Salvador. No primeiro domingo do Advento iremos colocar os personagens, semana após semana, de acordo com cada domingo do advento. Estes serão os personagens:

a) José: o esposo, o companheiro; o pai, o homem que ama, trabalha, é responsável; o homem que respeita, que sustenta, que orienta; o homem de oração...
b) Maria: a esposa, a mãe, a companheira fiel, pura, digna, cumpridora da vontade de Deus (Eis aqui a serva do Senhor...); a mulher que educa, ora, medita em seu coração os mistérios da maternidade; é toda doação e dedicação...
c) Os pastores e os sábios: os simples e os sábios: os simples e os cultos, pessoas à escuta, em busca, que sabem ler os sinais dos tempos, saem de si para encontrar os outros, leem no outro a presença de Deus...
d) Os animais, o feno, a gruta: a natureza toda a serviço do homem e de Deus, e quem acolhe o homem, acolhe a Deus...
e) A estrela: guia, luz, ideal, sentido...
f) Os anjos: mensageiros de Deus, comunicadores da Boa Notícia.
As palavras de paz e serenidade de São Francisco trazem até nós o sentido verdadeiro do Natal: "Todos os homens nascem iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final" e ainda "No presépio se honra a simplicidade, se exalta a pobreza, se elogia a humildade". (Fontes Franciscanas, I Cel. 85)
Na pobreza do presépio, meditemos sobre o mistério da encarnação, buscando encontrar-se com o verdadeiro Deus que se faz humilde para nos ensinar que a maior riqueza não está naquilo que se tem, e sim naquilo que se é.

QUE O NATAL SEJA PARA VOCÊ A CERTEZA DE QUE DEUS TE AMA. FAÇA DO SEU CORAÇÃO UMA MANJEDOURA, POIS O MENINO DEUS QUER NELE NASCER.
FELIZ NATAL!

Comentários