Feliz Dia das Mães

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA - A Cruz

Objetivo - Buscarmos a nossa santificação através de jejuns, orações e a memória da paixão e ressurreição de Nosso Senhor Jesus cristo. É o tempo propício para fazermos penitencia em preparação para a ressurreição, encontramos Jesus, aquele que vive e reina em nossas vidas. É neste tempo que temos a alegria de proclamarmos e anunciarmos que o Senhor está vivo em cada um de nós. De saber que somos livres da lei do pecado e da morte, pois pela lei do Espírito fomos libertos de todo julgo, de do mal, de todo pecado, de toda dor, de toda enfermidade e que em Cristo somos mais que vencedores! Já aprendemos que é através dos ensinamentos dos antigos que fincamos nossas raízes na torrente de água viva. E as principais raízes que nos ajudam na santificação são virtudes comuns como: Obediência, Fé, Confiança, virtudes que geram o amor e nos ajudam a viver nossa Liberdade rumo a Felicidade que não passa, a vida eterna. Estes ensinamentos estão na Palavra de Deus, Fonte inesgotável de vida. Nesta semana santa a nossa catequese será na igreja, participando com da liturgia. Vamos convidar nossos pais e irmãos e juntos participar de toda a paixão de Cristo, para domingo ressuscitar com ELE. A partir da páscoa Jesus vive em mim e eu vivo pro ELE.
Como Fazer: Escolher duas pessoas para levar cada símbolo; No nosso caso será um catequista e um catequisando. Dividir a turma em dois grupos para as orações. Enquanto todos rezam cada oração, o catequista e o catequisando vão devagarzinho, levando o símbolo até o local escolhido. No final da oração coloca-se o símbolo no local indicado.

“Acolhei como Jesus”



Símbolo: Cruz
Lado 1 - Vem, Senhor Jesus! Contigo, abro o meu coração aos que vivem comigo! Procuro olhar com olhos novos para tudo o que se passa à minha volta. Por isso, quero acolher-Te todos os dias.
Lado 2 -  Vem, Senhor Jesus! Contigo, quero transformar as minhas dificuldades e instabilidades, em gesto de humildade, perdão e paz.
Lado 1 -  Vem, Senhor Jesus! Contigo, encontro as palavras ideais e me dou conta da que nem sempre penso antes de falar. Por isso, que as minhas palavras sejam sinais da bondade.
Lado 2 -  Senhor Jesus, Rei do Universo, sinto-me feliz Contigo, quero acolher-Te todos os dias, e todos os dias Contigo desejo viver.
Todos - «Hossana ao Filho de David! Bendito O que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!»
Coloca-se a cruz sobre as raízes.

 “Dai como Jesus!”


Símbolo: Espigas de Trigo
Lado 1 – Senhor Jesus, durante a Tua vida terrena, acolhias, curavas, partilhavas, perdoavas, encorajavas e aconselhavas. Tu amaste e amas infinitamente e até ao fim os teus que estão neste mundo.
Lado 2 -  Senhor Jesus, Tu que dás tudo e tudo partilhas, partilhaste com os discípulos a tua última refeição. Lavaste-lhes os pés, em sinal de serviço e amizade. Ofereceste-lhes o teu corpo e o teu sangue. Realizaste uma nova aliança de amor entre Deus e os homens.
Lado 1 - Senhor Jesus, os discípulos de hoje somos nós, sou eu! Hoje é a mim que diriges todos os teus gestos de amor, é comigo que partilhas a tua refeição.
Lado 2 - Senhor Jesus, Tu me ensinas a crescer na humildade e no serviço.
Todos - «Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também»
Coloca-se o trigo no centro cruz

“Amai como Jesus!”


Símbolo: Fita ou tecido de cor vermelho
Lado 1 – Senhor Jesus, Rei dos Judeus, Tu que te deixaste prender como se fosses um malfeitor, um criminoso ou um ladrão.
Lado 2 - Senhor Jesus, Rei dos Judeus, Tu que aceitaste os insultos, as troças e a tortura. Tu que foste condenado à morte.
Lado 1 - Senhor Jesus, Rei dos Judeus, Tu que morreste numa Cruz e na Cruz ofereceste a Tua vida pelos homens.
Lado 2 -  Senhor Jesus, Rei dos Judeus, Tudo fizeste por amor, para que os homens saibam que não há maior amor do que dar a vida por aqueles que mais se ama.
Lado 1 – Senhor Jesus, Rei dos Judeus, ajuda-me a amar sem medida, a amar todos com o mesmo amor.
Todos - «Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito».
Coloca-se o pano vermelho em torno do Patíbulo, travessa horizontal da cruz

“Erguei-vos com Jesus!”


Símbolo: Pano branco
Lado 1 – Senhor Jesus, Salvador do Mundo, Alegre é a noticia da tua Ressurreição, Uma Boa Nova para o mundo.
Lado 2 -  Senhor Jesus, Salvador do Mundo, A tua Palavra canta no coração dos homens. O teu Pão é o alimento que me fortalece. A tua Cruz é sinal do Teu amor, Do amor que me faz erguer do desânimo e do medo. O teu rosto de ternura ilumina na escuridão da noite.
Lado 1 - Senhor Jesus, Salvador do Mundo, Tu ressuscitaste e estás vivo para sempre. A esperança renasce e a morte experimentou o fracasso.
Lado 2 -  Senhor Jesus, Salvador do Mundo, A tua ressurreição consola os abatidos, Alegra os tristes, sacia os famintos,
protege os perseguidos, acolhe os abandonados, fortalece os fragilizados e salva os pecadores.
Lado 1 - Senhor Jesus, Salvador do Mundo, esperamos ansiosos a TUA Páscoa para que vivas em nós.!
Todos - O Anjo tomou a palavra e disse às mulheres: Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como tinha dito.
Cobrir a Cruz com um pano branco (mantendo os elementos anteriores)

Preparar o próximo encontro:  Para o próximo encontro devemos fazer a quantidade de papeizinhos relacionadas com o total de crianças no grupo e na quantidade de dons e frutos. Ex: Se no grupo tem 12 crianças, deve ser feito catorze papeis contendo os dons duas vezes, pois os dons são sete. Neste caso, após o sorteio sobrará 2. Do mesmo jeito fará com as virtudes. São catorze, então será feito vinte e oito papeis e cada criança pegará 2. Neste caso sobrará 4 virtudes. Veja a tabela abaixo.
Tabela de frutos e Dons – os frutos serão colocados de acordo com cada dom.

Dons do Espírito Santo
Frutos do Espírito Santo  +
Virtudes cardeais e teologais
Piedade
Bondade e Benignidade
Temor de Deus
Temperança e Justiça
Fortaleza
Fortaleza e Paciência
Ciência
Esperança e Alegria
Entendimento
Fé e Fidelidade
Sabedoria
Paz e Caridade
Conselho
Prudência e Mansidão

Após o sorteio você pode marcar um dia, dividir a turma em grupos para a confecção dos frutos (frutos do Espírito santo + virtudes) e das folhas (Dons do Espírito Santo)
Tabelas para colocação dos dons na árvore. observe os dias para cada fruto e cada dom. Se as crianças faltarem no dia marcado poderá colocar em outro dia. O importante é que a própria criança coloque seu dom e sua virtude. Diga quais dons e virtudes antecipados que a criança fará tudo para não faltar. Abaixo a tabela dos dias para colocação e estudo dos dons.

II Domingo da Páscoa
Entendimento
III Domingo da Páscoa
Ciência
IV Domingo da Páscoa
Conselho
V Domingo da Páscoa
Temor de Deus
VI Domingo da Páscoa
Piedade
Domingo da Ascensão do Senhor
Fortaleza
Domingo de Pentecostes
Sabedoria

Oração de encerramento: Oração a Jesus Crucificado
Eis-me aqui, meu bom e dulcíssimo Jesus! Humildemente prostrado em vossa presença, eu vos peço e suplico, com toda alegria do meu ser, que graveis no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança, caridade, arrependimento dos meus pecados e firme decisão de mudar de vida. Contemplo com grande dor as vossas cinco chagas, vossas chagas gloriosas de onde jorraram o Teu Preciosíssimo Sangue. Vem tocar em mim com Tuas mãos chagadas e cura-me, liberta-me. Tendo presente as palavras que já o profeta Davi colocava em vossa boca, ó bom Jesus: “Traspassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos”. Meu bom Jesus crucificado, que eu também saiba aceitar as contrariedade e dores da vida e socorrer os meus irmãos que sofrem. Que neste mundo eu possa viver como pessoa ressuscitada pelo amor de Deus em Cristo Jesus. Amém!

Fonte de iluminação diocese-porto.pt

Comentários