Feliz Dia das Mães

Dinâmica de Oração para a quaresma - A Água e o Adubo.

Motivação: Se celebramos tão dignamente os acontecimentos marcantes da vida da gente, imagine os acontecimentos que marcaram a história da salvação da humanidade! Por isso convidamos você para se preparar bem para a Páscoa do Senhor, oportunidade impar para transformarmos nossa vida em dignidade e prosperidade. Assim sendo, é importante preparar o coração para aquilo que se irá viver, vivendo intensamente, e deixar que do coração surjam constantes sentimentos de quem sente alegria de estar unido a Cristo.

As dinâmicas que apresentamos insistem no caminho catecumenal que prepara a pessoa para renovar sua fé, adentrando a porta da Iniciação à Vida Cristã, e nos efeitos que o sacramento produz naqueles que o recebem, ou seja, em todos os cristãos. É por isso que todos os cristãos estão chamados e convidados a realizar esta dinâmica, e nunca será demais lembrar que é no Batismo que a nossa fé se enraíza, através da Eucaristia que a seiva da vida é inserida em nossos corações e só assim poderemos obter frutos.
Material – A Caixa do Passado – A Caixa do Futuro
Como fazer – Duas caixas de papelão (pode ser caixa de sapato) Decorem de acordo com sua criatividade. O importante é que elas estejam lacradas, com uma pequena abertura na parte superior para serem colocadas as propostas.
Oração – (Se possível preparar cópias da oração para todos. Dividir em dois grupos)
G1: Assim fala o Senhor pela boca do Profeta Isaías. A chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a haverem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer. Assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão (Is 55, 10-11).
G2: Assim fala o Senhor pela boca de Davi e do Profeta Jememias: É como árvore plantada junto d'água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido e não para de dar frutos. (Salmos 1, 3) (Jeremias 17, 8)
G1: Assim fala o Senhor pela boca do Seu Filho Jesus: Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva. João 4:10 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:38
G2: Escutem-me, filhos santos, e cresçam como roseira plantada à beira d'água corrente. (Eclesiástico 39, 13)
G2: Assim fala o Senhor pela boca do Apostolo Tiago: Por isso, deixem de lado qualquer imundície e sinal de malícia, e recebam com docilidade a Palavra que lhes foi plantada no coração e que pode salvá-los. (São Tiago 1, 21)
Todos: Salmo 1
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos maldizentes:
mas antes se compraz na lei do Senhor
e nela medita dia e noite.
É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido.
Não assim, não, os ímpios:
são como palha que o vento leva.
Os ímpios não se aguentarão em julgamento,
nem os pecadores na assembleia dos justos.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.

Meditação: Toda árvore, para que possa crescer e frutificar, se faz necessária a escolha de uma boa semente. Se não escolhermos e selecionarmos as sementes poderão nascer ervas daninhas e sufocar a árvore. Também se faz necessário a preparação de um bom terreno. Sabemos que o terreno é o nosso coração, que deve ser preparado com bons momentos de oração. O zelo e o cuidado com o plantio é o que faz acontecer a germinação e o crescimento. Já vimos o tipo de terreno que precisamos, já sabemos os frutos que queremos e o tipo de semente que iremos semear. Hoje iremos iniciar os preparativos para o plantio, para isto precisamos saber como irrigar, adubar e podar a árvore.
A Água viva: Já vimos em nossa oração que a Palavra de Deus é a água viva que sacia a sede, portanto a Palavra de Deus é também a água que irriga a nossa árvore para que dê bons frutos. Nem uma semente poderá germinar se não for aguada. Nem uma vida de oração poderá dar bons frutos se não tiver presente a Palavra de Deus.
O Fertilizante do Céu: Mas, não é só isso. A planta depois de germinada para que possa crescer precisa também ser adubada. Para nós, o fertilizante que vai nos fazer crescer é os sacramentos, em especial o Sacramento da Eucaristia. Disse Jesus: "Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
As escolhas: Agora que estamos prontos, já temos conhecimento de tudo que precisamos para uma santa vida, vamos escolher as sementes para plantarmos nossa Árvore. Reúna a turma de Catequese e passe uma folha de papel ofício (ou folha de caderno) para cada um. Dobre a folha ao meio e divida em duas partes. Cada pessoa do grupo irá fazer uma lista de dez coisas ruins, que não são frutos do Espírito Santo e sim, obras da carne, portanto você sabe que não é bom para o cristão e escrevera em uma das partes da folha de papel para depositar na Caixa do Passado. As folhas devem ser assinadas. São coisas velhas que não servem para nada. As mesmas pessoas devem também escrever em outra folha dez coisas boas que pretendem fazer a partir da Páscoa. Frutos do Espírito Santo.  Não esqueçam que são propostas, portanto iremos tentar cumprir. Velhos hábitos que nunca nos ajudaram, vamos abandonar e começar a fazer coisas que nos aproximem de Deus. Os catequistas devem ajudar as crianças dando alguns exemplos: As coisas ruins - Se era desobediente, respondão, falava palavrão, etc... As coisas boas – obedecer, rezar, ajudar em casa, ajudar as pessoas, ser amável, etc...
Estas caixas serão lacradas e só abertas no dia de pentecostes. A dinâmica de oração para a quaresma se encerra aqui e semana que vem iniciaremos a dinâmica de oração para a semana Santa e a Páscoa. O nosso propósito assumido e lacrado na caixa do futuro é a semente de nossa árvore. Agora é só regar para germinar. Boa Sorte.
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” Mateus 6:33-34

Comentários