Feliz Dia das Mães

Lencinho Branco – Dinâmica de Apresentação Com Leitura Bíblica

Objetivos: Dinâmica para fixação dos nomes e apresentação dos elementos de um grupo num primeiro contato.  
Material: Um lencinho branco e Bíblia.
Desenrolar: Esta é uma dinâmica para conhecer, pela primeira vez, os companheiros de um grupo. A dinâmica é igual a do lencinho branco, porem, além de soltar o lencinho a pessoa deve chamar o nome de alguém para reconhecimento.
Forma-se um círculo com todos os participantes sentados no chão.
Iniciar com o sinal da cruz e a leitura da Bíblia: Isaías 43, 1-7.
Falar um pouco sobre a importância de chamar as pessoas pelo nome.
Fazer as apresentações:
Cada qual dirá seu nome e uma qualidade que comece com a mesma letra do nome. Ex: Roberto risonho, Maria meiga, antonia atrevida. A apresentação começa sempre pelo catequista.
Depois de todos se apresentarem, é escolhido um voluntário (Antonia atrevida) para ser o primeiro a reconhecer a turma. O voluntário (Antonia atrevida) pegará o lencinho branco e ficará do lado de fora do círculo. O catequista chama alguém pelo nome apresentado (Roberto Risonho). O voluntário (Antonia atrevida) irá identificar a pessoa chamada (Roberto Risonho) e irá até onde a pessoa se encontra, chama-la pelo nome e soltar o lencinho branco atrás dela. Se estiver errado, como punição o voluntário (Antonia atrevida) ira para o centro da roda como bobo do meio. Se estiver certo, a pessoa chamada ( Roberto risonho) pegará o lenço e correrá atrás da voluntária ( Antonia Atrevida). Se pegar, a voluntária ira para o meio da roda. Se não pegar, irá jogar o lencinho branco e acertar outro nome. O voluntário (Antonia Atrevida) ao correr irá se sentar no lugar vazio e dizer um outro nome para a pessoa que agora está com o lencinho (Roberto Risonho). A brincadeira continua até que o catequista ache conveniente.

Para ficar mais emocionante quem estiver com o lencinho diz: Samuel, Samuel, o Senhor te chama!
A pessoa que acabou de se sentar dirá: Não é Samuel, é Fulano!
Quem estiver com o lencinho diz: Fulano Deus te conhece pelo nome e te chama!

Todos respondem: Eis-me aqui. 1 Samuel 3:4

Comentários