Feliz Dia das Mães

Dinâmica - Aprendendo com Jesus - 2º Passo - A Escuta


Vimos que “o primeiro passo da pedagogia de Jesus é o encontro”. Jesus se aproxima e sem interrompê-los caminha com eles. Aproximar-se é dispor-se a conhecer e sentir de perto a necessidade do outro. Jesus vai ao encontro das pessoas, caminha com eles... Esta é a dica para o próximo passo.
Ao caminhar com eles, Jesus se interessa pela vida deles... A iniciativa é de Jesus. Ele não interrompe o assunto. Esta atitude de caminhar juntos, escutá-los e descobrir sua realidade valoriza a pessoa, cria um elo de amizade. Os Discípulos estavam decepcionados porque ainda não haviam compreendido a morte de cruz. Jesus quer ouvir as preocupações, angústias, decepções e esperanças. Este é o segundo passo: “A Escuta”.
Aprende-se muita com a escuta atenta. Isto na física chama-se “INFILTRAÇÃO” - (física). O líquido penetra no sólido pelos minúsculos poros sem ser notado. Quando menos se espera, o sólido está úmido. O mundo é assim também. O povo aprende sem saber de onde vem. Veja alguns exemplos de aprendizagem com a escuta para meditar:
- Infiltração de rua - as crianças têm contato com outras crianças que o único saber que têm é a luta pela sobrevivência, na qual, trazem muitas marcas dolorosas;
- Infiltração doméstica - os pais saem para trabalhar e a criança fica o dia inteiro com a empregada que muitas vezes, o meio de sobrevivência que teve, foi a prostituição e o seu vocabulário é inaceitável.
- Infiltração Televisual - o meio de entretenimento mais barato e a pior programação para uma criança é a Tv. Hoje, os recursos de informática estão até nos celulares e não precisa-se ser rico para possuir um
- Infiltração Educacional - O educador, quer sejam professores ou catequistas, precisam ser exemplos e dar testemunho da moral e do bem viver.
Por último e a mais importante

- Infiltração Familiar - Embora achem que não, a maioria dos pais é um péssimo exemplo para os filhos:
·O pai chega embriagado em casa, não quer escutar ninguém, xinga a mulher que retribui o insulto e logo estão trocando palavrões;
·O pai senta com os filhos na frente da tv e na primeira cena de nudez ele tenta ser engraçado dizendo: "Ô mulher! Não aquela peroba que eu tenho ali". Está mostrando para a filha o tipo de mulher ideal. Quando a filha anda seminua, ele quer mudar seus hábitos.
·O pai atrasa para o jantar, a mãe diz: Deve estar enchendo a cara nos bares, homem é tudo igual, só presta pra isso! O filho logo entende que todo homem deve dar mais valor aos amigos que a sua família.
Nós Catequistas precisamos escutar melhor os sinais dos Tempos. É Jesus quem nos ensina. Vejamos as atitudes de escuta de Deus:

Como é a escuta de Deus?

1. Deus escuta a todos, mas sobre tudo os mais pobres e sofridos. Ex: Gn 21,17; Lc 5,12; Mc 10, 46; Ex 3, 7.

2. É uma escuta atenta, qualificada. Ex.: Ex 3, 7, Mc 10, 46.

3. É uma escuta eficaz. O povo escravo conquista a liberdade. Ex: Ex.3,5-7; Lc 19,1.

4. A eficácia se traduz em vida plena. Mc 2, 12; 3, 17.

5. Cristo é escutador, o ouvinte permanente - servo. Fl 2,7; Hb l0, 7.

6. Ele procura os que estão precisando ser escutados: Emaús Lc 24, 15; Isabel Lc 1,36-46.

7. Inicia valorizando a pessoa. Lc 19, 5.


E você, qual é o seu modelo de escuta? Costuma parar para escutar o próximo? As vezes uma escuta atenta é mais confortante do que mil palavras ditas em hora errada.
Agora precisamos descobrir qual o próximo passo da Pedagogia catequética de Jesus? Qual a próxima atitude de Jesus?
Para responder leia Lc 24, 18.
Para participar basta visitar e curtir nossa Fan Page
DINÂMICAS E MUITO MAIS

Dinâmica - Aprendendo com Jesus no caminho de Emaús


ler as instruções contidas nos passos dos Discípulos de Emaus





 - A sua Participação é muito importante. Você pode também comentar qualquer uma das postagem dos discípulos de Emaús, no Blog ou na Fan page. - 

Comentários