Feliz Dia das Mães

Dinâmica - Aprendendo com Jesus no caminho de Emaús - Discípulo ou Apóstolo

Para meditarmos na nossa maneira de catequizar, estamos preparando uma dinâmica que pode ser considerada também uma Leitura Orante da Palavra de Deus. É a leitura orante da passagem: Os Discípulos de Emaús. Não vamos fazer apenas uma leitura orante, mas pontuar os passos que Jesus ensinou aos discípulos na hora em que eles mais precisavam. São sete passos e queremos a participação de todo mundo que quiser contribuir. Prometemos publicar tudo que nossos visitantes contribuírem para enriquecer nossa dinâmica.  Só não publicaremos críticas abusivas. Iremos dar pistas para os passos e vocês dinamizarão e dirão como deve agir um verdadeiro catequista, Discípulo do Senhor. Contamos com sua atuação na construção de nossa dinâmica. Pedimos que todos se identifiquem para conhecermos os contribuintes e sabermos como está a nossa interação. Esta dinâmica já fizemos em 2013 na semana catequética da Paróquia do Ipu.

Primeiro vamos identificar: QUAL A DIFERENÇA ENTRE APÓSTOLO E DISCÍPULO?

Discípulos

Discípulo é aquele que aprende com um mestre, ou o que segue os princípios desse mestre, como por exemplo os discípulos de Moisés (Jo 9.28), ou de João Batista (Mt 9.14), ou de Jesus (Mt 22.16) - mas de um modo mais exato se dá a qualidade de discípulo, àquele que segue um mestre.

Apóstolo

Apóstolo significa um ‘mensageiro’ especial: literalmente significa ‘enviado’, que sugere a ideia de que esse mensageiro representa a pessoa que o envia para alguma missão, como um procurador, delegado, embaixador, ou algo desse tipo. Por exemplo, no Novo Testamento, nos Evangelhos de S. Lucas ele fala que o nome apóstolos foi dado aos doze por Jesus (6.13) aos seus missionários, e em mais quatro outras oportunidades, Lucas emprega essa designação a respeito dos discípulos (9.10, 17.5, 22.14, 24.10).

Em cada um dos outros Evangelhos a designação de Apóstolo aparece apenas uma vez (Mt 10.2 - Mc 6.30 - Jo 13.16).

Podemos então definir Apóstolos como os Padres e Bispos e Discípulos como todos os seguidores de Jesus, que não são os batizados, mas os batizados que assumiram a missão de serem profetas, sacerdotes e reis. Ou seja, os batizados que estão a serviço de sua igreja, fundada por Jesus Cristo. A pesar  de sabermos que o batismo nos torna discípulos, conforme está escrito em Mt 28, 18-20

A nossa dinâmica terá 4 ciclos que são os Ciclos da Evangelização feita por Jesus. Os quatros ciclos terão 7 passos. A dinâmica só terá valor se vc acompanhar todos os passos. Compartilhe, comente, participe.

Agora leia: Evangelho de São lucas 24, 1-15
Alguns questionamentos para você responder:

- No primeiro dia... Que dia seria este?

- O que aconteceu de extraordinário neste dia?

- Quem são os personagens que aparece neste relato?

- Para quem foi contado o grande acontecimento?

- Quem eram os discípulos?

- Como foi a abordagem de Jesus?

Qual o primeiro passo da Pedagogia Catequética de Jesus e qual o primeiro ciclo da Revelação Evangelizadora?

Não se esqueça de fazer o seu comentário sobre os passos, tanto da pedagogia catequética, como da evangelização.
O primeiro passo é aproximar-se, caminhar junto. Quantas vezes isso falta em nossos grupos, nossas comunidades - não nos aproximamos uns aos outros, mantemos distância! Não caminhamos juntos, queremos dar soluções sem conhecer a realidade dos nossos irmãos e irmãs! Por isso mesmo, muitas vezes não tem efeito nossa maneira de Evangelizar. 
Dinâmica - Aprendendo com Jesus - 1º Passo - O Encontro


Continuamos no próximo domingo. Aguardo a sua participação.



Comentários