Feliz Dia das Mães

Dinâmica dos Discípulos de Emaús - Aprendendo com Jesus - Introdução

Para meditarmos na nossa maneira de catequizar, estamos preparando uma dinâmica que fez parte da nossa semana catequética. Foi a leitura orante da passagem: Os Discípulos de Emaús. Não vamos fazer uma leitura orante, mas pontuar os passos que Jesus ensinou aos discípulos na hora em que eles mais precisavam. São sete passos e queremos a participação de todo mundo que quiser contribuir. Prometemos publicar tudo que nossos visitantes contribuírem para enriquecer nossa dinâmica. Iremos dar pistas para os passos e vocês dinamizarão e dirão como deve agir um verdadeiro catequista, Discípulo do Senhor. Contamos com sua atuação na construção de nossa dinâmica. Pedimos que todos se identifiquem. Para participar basta acessar o formulário clicando aqui.

Primeiro vamos identificar: QUAL A DIFERENÇA ENTRE APÓSTOLO E DISCÍPULO?


Discípulos

Discípulo é aquele que aprende com um mestre, ou o que segue os princípios desse mestre, como por exemplo os discípulos de Moisés (Jo 9.28), ou de João Batista (Mt 9.14), ou de Jesus (Mt 22.16) - mas de um modo mais exato se dá a qualidade de discípulo, àquele que segue um mestre.

Apóstolo

Apóstolo  significa um ‘mensageiro’ especial: literalmente significa ‘enviado’, que sugere a ideia de que esse mensageiro representa a pessoa que o envia para alguma missão, como um procurador, delegado, embaixador, ou algo desse tipo. Por exemplo, no Novo Testamento, nos Evangelhos de S. Lucas ele fala que o nome apóstolos foi dado aos doze por Jesus (6.13) aos seus missionários, e em mais quatro outras oportunidades, Lucas emprega essa designação a respeito dos discípulos (9.10, 17.5, 22.14, 24.10).

Em cada um dos outros Evangelhos a designação de Apóstolo aparece apenas uma vez (Mt 10.2 - Mc 6.30 - Jo 13.16).

Podemos então definir Apóstolos como os Padres e Bispos e Discípulos como todos os seguidores de Jesus, que não são os batizados, mas os batizados que assumiram a missão de serem profetas, sacerdotes e reis. Ou seja, os batizados que estão a serviço de sua igreja, fundada por Jesus Cristo.

1ª Parte Introdução

Agora leia: Evangelho de São lucas 24, 1-12

Alguns questionamentos para você responder:
- No primeiro dia... Que dia seria este?
- O que aconteceu de extraordinário neste dia?
- Quem são os personagens que aparece neste relato?
- Para quem foi contado o grande acontecimento?
Continuamos no próximo domingo. Aguardo a sua participação.

Comentários

  1. Apóstolo significa mais do que ‘mensageiro’: a sua significado literal é a de ‘enviado’, dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. O apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador.
    Nos Evangelhos. S. Lucas diz-nos que o nome apóstolos foi dado aos doze por Jesus Cristo (6.13), e em mais quatro passagens o emprega a respeito dos discípulos (9.10, 17.5, 22.14, 24.10). Em cada um dos outros Evangelhos o termo ocorre uma só vez (Mt 10.2 - Mc 6.30 - Jo 13.16). Nos Atos e Epístolas, especialmente nos escritos de S. Paulo, é freqüente.É discípulo o que aprende de alguém, ou o que segue os princípios de um Mestre, seja de Moisés (Jo 9.28), ou de João Batista (Mt 9.14), ou dos fariseus (Mt 22.16) - mas de um modo preeminente se dá a qualidade de discípulo, ou em geral aos que seguiam Jesus Cristo (Mt 10.42), ou de um modo restrito aos Apóstolos (Mt 10.1).
    A palavra é também aplicada a uma mulher, no caso de Dorcas (At 9.36).

    ResponderExcluir
  2. no primeiro dia da muito de madrugada,foram ao sepulcro levando;as especiaarias que tinham preparados;e algumas outra com elas.Porém levantando -se,viu pedro,correu ao sepulcro,e abaixando-se viu só os lençóis ali postos; e retirou-se maravilhado consigo aquele caso.

    ResponderExcluir
  3. o primeiro dia da semana ou seja o domingo e neste dia estraordinário aconteceu algo estraordinário que ficou pra sempre na historia, Jesus resssucitou e foi testemunhado por maria madalena, joana e maria mae de thiago que ouviram de dois personagem que provalvemente eram anjos, que comunicaram que Jesus tinha ressucitado;elas comunicaram aos onze e pedro correu e confirmou o fato.
    que a Paz estejam com todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro internauta sua colaboração, opinião, é importante. Então lembro aos amigos (as) que se identifiquem antes de postar seu comentário. Não serão publicados "comentários anônimos", ofensivos, preconceituosos...