Feliz Dia das Mães

Dinâmica de Oração para encontros de Catequistas

Desenvolvimento: Com todas as Luzes apagadas ou em uma penunbra, cada catequista irá conduzir os símbolos lentamente enquanto todos rezam de acordo com o texto abaixo.
Procissão
A Cruz= "O Verbo se fez Carne e habitou entre nós". "Veio para o que era seu e os seus não O receberam" E Ele foi crucificado. A morte de Cristo na cruz gerou a vida nos homens. Tornou-se fonte de salvação e paz para todos os povos. Agora, a cruz é sinal de vitória e glória, motivo pelo qual é colocada em lugares de destaque, no alto dos templos. É como o sol a iluminar as nações! Ao celebrar a missa, a cruz no altar designa o lugar do sacrifício perpétuo de Jesus Cristo. Quer lembrar a identidade do sacrifício da cruz e da missa, a avivar o amor nos corações, a fé no Cristo Redentor e Salvador. O altar é o lugar, por excelência, de doação, de morte, do sacrifício por amor a Deus e aos irmãos. Pelo Batismo a cruz passou a ser o sinal da nossa fé. Sinal que devemos apresentar com muito amor e devoção, como prova de verdadeiros cristãos, filhos de Deus. Vamos nos persignar: “Sinal da Cruz”

A Vela= Pela nossa fé a vela acesa representa Cristo, Luz do mundo, conforme sua Palavra. Ele também disse: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.” Mt5, 14s Esta que está entrando agora representará todos os catequistas que participarão desta semana catequética, permanecendo acesa durante todo o nosso encontro. O Catequista reflete a Luz de Cristo. ELE prometeu que enviaria o seu Espírito como paraclito. Nesta certeza vamos acolhê-lo com o cântico do Espírito Santo.
O Catequista= Vamos receber agora a imagem de Nossa Senhora do Globo, o terço e a flor. Queremos assim representar a nossa vida e os nossos trabalhos relacionados às virtudes e o desprendimento de Nossa Mãe Santíssima, assim também como o envio do mestre representado no globo: Ide ao mundo inteiro. Que este mundo seja representado pelo universo de nossos trabalhos. Que não haja limites para a nossa doação.


Oração do Catequista: Vinde Espírito Santo, vinde repousar em mim a fim de que minha vida seja guiada pela tua sabedoria. Quero anunciar, em tudo o que digo e faço a mensagem do Evangelho. Conduz Espírito do Senhor, minha palavra, para que ela seja certa e transparente. Penetra meus pensamentos com a luz da tua verdade. Abre, Espírito Divino, os meus ouvidos aos apelos dos mais necessitados. Ó Espírito de Deus, faz ecoar no mais profundo do meu ser a tua voz esclarecedora e amiga, para me indicar o caminho certo nos momentos decisivos de minha vida.
Senhor Jesus, TÚ és o meu Mestre, ajuda-me a seguir teus passos na catequese do caminho de Emaús, rumo a transformação maior de minha existência, A minha Iniciação a Vida Cristã. . Que os meus pés sejam os teus pés, para me aproximar e andar junto daqueles que colocaste no meu caminho! Que os meus ouvidos sejam os teus ouvidos, para escutar as angústias e a s alegrias daqueles que me confiaste! Que os meus lábios sejam os teus lábios, ao pronunciar a tua Boa Nova. Que eu seja um instrumento vivo, para que a tua Palavra continue a abrasar o coração daqueles que me ouvem, por tua graça. Que o meu coração seja o teu coração, para sentir que, embora seja mais fácil partir, é preciso ficar e ser conforto aos que esperam te encontrar. Que as minhas mãos sejam as tuas mãos, para indicar o milagre que nos faz abrir os olhos e reconhecer a tua presença, no partir do pão. E, que no momento certo, Senhor, eu possa desaparecer, para que os meus catequizandos falem da alegria de tua presença, e ajudem a transformar o mundo pela graça do teu amor! Caminha sempre ao meu lado, Senhor!
Ho, Deus, Tu és Amor e por amor fizeste a ligação eterna da criatura ao criador através de teu Filho Jesus. Maria foi e continua sendo a maior intercessora entre a terra e o Céu. Assim como destes a Maria, dá-me também a disposição necessária para preparar-me sempre melhor e cumprir, com generosidade e perseverança, o serviço que me confias. Assim seja! Ave Maria


A Palavra= A Bíblia é o livro sagrado que contém o projeto de salvação de Deus e que nos foi revelado por Jesus Cristo. Que este projeto seja a razão, norte e direcionamento de todos nós catequistas. Através do Evangelho Deus nos fala; através da oração falamos a Deus. Escutemos a Palavra de Deus e respondamos com as nossas ações.  Pai Nosso.

Comentários