sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O naufrágio

OBJETIVO: Exercitar a sensibilidade, o raciocínio lógico e os valores pessoais de cada um, respeitando a decisão do grupo.
Orientações: O Assessor conta a história e vai dando os comandos como se fosse o Capitão do návio. Não importa quantas pessoas exista no grupo. Os subgrupos devem ser de três pessoas e o tempo tem que ser observado à risca.
Imaginem que vocês estão em um navio com 1 Capitão, 7 tripulantes e 30 passageiros. De repente, sofrem um terrivel impacto. O Capitão logo avisa:
- Atenção Srs passageiros! Devido a uma colisão com um iceberg o navio irá afundar em 2h30. Não é motivo para pánico. Temos uma ilha a cinco dias, desde que os tripulantes dos botes consigam remar sem parar. Estamos em alto mar e navios por estas bandas só a cada 2 meses. Há coletes e botes para todos. O tempo é suficiente para todos se salvarem desde que obedeçam meu comando. Atenção para as ordens:
Ordens Minutos

Ordens
Minutos
Se dividir em grupos de três para facilitarem as decisões
01
Decidirem quem coordenará e quem registrará as decisões
01

(Passar por escrito as demais ordens e pedir que cada grupo vá selecionando as tarefas que acharem mais importante. Separar as tarefas somando os tempos utilizados)



Ordens                                                                                                                    
Minutos
Fazer uma pequena mala com roupas e documentos
10
Montar uma caixa de alimentos para cada bote – pegar o que puder
10
Abastecer galões de 5 litros com água potável (Tempo por galão)
03
Montar kits de primeiros socorros
10
Passar protelor solar
05
Ir ao banheiro para atender as necessidades fisiológicas
05
Fazer uma pequena festa de despedida
10
Fazer uma refeição substanciosa
15
Verificar seus e-mails pessoais
10
Fazer guerra de travesseiros para aliviar o estresse
10
Tirar foto do rombo do casco do navio
10
Fazer reunião para explicar os procedimentos de salvamento
05
Escrever sobre o naufrágio em seu diário de viagem
10
Colocar sinalizadores, bússola e mapa nos botes.
05
Colocar colete salva-vidas
05
Colocartodas as pessoas no bote salva-vidas
15
Considerando 5 galões de água =  150 minutos
138

(Após 10 minutos de trabalho o comandante avisa a todos que o caso se complicou e que agora só resta 1 hora. Que todos possam rever as prioridades)
(Depois de 10 minutos avisar que não há mais tempo e que o navio está quase todo imerso. Determinar a última tarefa a ser feita.)
- Os tripulantes foram embora em um bote e os demais passageiros pegaram os botes, restando apenas um. Este bote só cabe sete pessoas (lembrando que cada grupo é o que restou, são três pessoas e só podem levar mais quatro). Eu afundarei com meu navio. Vocês, no entanto precisam saber escolher quem levarão para a ilha. Eis a lista dos que ainda estão no barco.


Um violinista, com 40 anos;
Um narcótico viciado, com 18 anos;
Um advogado, com 25 anos;
A mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos só irão ser for juntos;
Um sacerdote;
Um Pastor;
Uma prostituta, com 34 anos;
Um ateu, com 20 anos, autor de vários assassinatos;
Uma universitária que fez voto de castidade;
Um físico, 28 anos, só aceita entrar no bote se puder levar consigo sua arma;
Um declamador fanático, com 21 anos;
Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo QI, portadora de vírus HIV;
Um homossexual, com 47 anos;
Uma débil mental, com 32 anos, que sofre de ataques epiléticos;
Um Atleta de 27 anos;
Uma mulher com 8 meses de gravidez.


No final das tarefas o assessor deve analisar as escolhas de cada grupo levando em conta a distância e quem está no bote para remar durante os 3 dias. O Assessor deverá aproveitar as respostas para abrir a discussão sobre a importância das escolhas feitas no dia a dia; o que é realmente prioridade para as pessoas; como agir no momento de desespero; o porquê de cada grupo na escolha final;
Deve se respeitar as escolhas de cada grupo, no entanto pode ser feito uma reflexão diante das prioridades e nunca das pessoas. Os valores são fundamentais, mas ninguém pode ser excluído.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dinâmica na Catequese

Uma das preocupações de toda Paróquia é em como dinamizar um encontro sem fugir do tema proposto pela catequese, auxiliando no processo de formação e organização e possibilitando a criação e recriação do conhecimento no grupo. Com dinâmicas nos encontros de catequese, os participantes exercitam o que pensam, o que sentem, o que vivem e sofrem, se libertando da timidez. As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem: 1. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão. 2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. 3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução. Pensando assim, a coordenação de catequese da Paróquia do Ipu criou uma página em forma de blog na internet chamada de “Dinâmicas na catequese” (catequesedaparquiadeipu.blogspot.com/), para auxiliar os catequistas em seu trabalho. A página foi lançada em agosto de 2010 e ao completar um ano estava com um total de 70.000 visitas. Como forma de gratidão pelas visitas, transformamos nossa página em livro, para facilitar o trabalho dos catequistas. Advirto que nem todas as dinâmicas são criação nossa, porem todas foram adaptadas para a nossa realidade. Osorio Soares

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pesquisa

Estamos muito felizes pela pesquisa realizada através do formulário que ficou exposto nesta página. Estamos preparando material para ajudar os catequistas em 2012 e disponibilizando uma página para downloads contendo material de apoio para os catequistas. A nossa página de dinâmicas também etá sendo transformada em livro e logo estará também disponível.

Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. (AT  20, 32) Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, (RM  1, 5) a todos os que são amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.( RM 1, 7) sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,( RM 3, 24.) porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. (RM 4, 16.)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O 13º Discípulo

Material: Cartolina, espelho (ou papel alumínio ou folha metalizada que reflita imagem), cola.

Dobre a cartolina  ao meio e faça uma espécie de livro com um espelho no meio. Na capa escreva a passagem: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Embaixo escreva: Quem é o 13º discípulo?
Mostre o livro sem abrir. Diga às crianças que terão a semana toda para tentar responder à pergunta e que no próximo encontro, quem souber receberá um prêmio. O catequista pode providenciar balas para todos.
Prepare e distribua uma lista de tarefas a fazer que possam ajudá-las a encontrar a resposta:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus;
- conversar e entrevistar adultos, pastores, etc..
Escreva em uma folha de papel o texto de João 15, 12 – 17. Coloque o livro em uma mesa com o texto em cima do espelho.
No encontro seguinte peça para todos relatarem o que descobriram e se já sabem quem é o 13º discípulo. É possível que ninguém saiba. Conduza as crianças até o livro. Abra o livro sem que as crianças vejam o espelho. Leia a passagem acima. Peça para as crianças, uma de cada vez, se dirigir ao livro e ver quem é o terceiro discípulo sem dizer nada para os outros. Depois que todos tiverem visto sua própria imagem, deixe que todos falem à vontade. (O que viram? Quem viram? Porque? Quem é o 13 discípulo?)
Explique a necessidade de todos serem discípulos de Jesus.
Encerre o encontro lendo e meditando a passagem Mateus 28, 19 – 20.
Osorio Soares

sábado, 22 de outubro de 2011

Bingo de Jesus

Material: Bíblia, papel, canetas, grãos de feijão ou milho.

Providencie um ou mais brindes. Leia antecipadamente o encontro para que o bingo não seja apenas um entretenimento, mas uma ferramenta de aprendizagem. De acordo com o tema e a passagem bíblica do dia, prepare diversas frases que sejam bíblicas, do texto do dia ou até mesmo frases de reflexão do encontro. Escreva as frases faltando algumas palavras para serem completadas posteriormente. Faça diversas cartelas de Bingo com papel e caneta: cada cartela contendo cinco palavras (cada palavra tem que ser o complemento para as frases). Procure misturar bem não fazendo duas cartelas iguais. Faça cartelas suficiente para todos os participantes.
Ex: Leitura bíblica: João 15, 9 – 15.
Frases:
Quero que me amem assim como eu vos amo, pois amo vocês como o pai me ama.
Aquele que me ama, aprende e cumpre com os meus mandamentos.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Todo aquele que me ama é meu amigo.
Cartelas:
vocês
Quero
mandamento
Ninguém
eu
vocês
ama
cumpre
cumpre
vocês
aquele
Quero
mandamento
eu
eu
amor
mandamento
ama
Ninguém
amor
ama
amigo
cumpre
amor
amigo
aquele
Quero
aquele
Ninguém
amigo

Faça a proclamação da palavra de Deus (leitura acima). Explique o sentido da leitura procurando repetir as frases que estão no quadro, para ajudar as crianças a memorizarem as frases. Distribua as cartelas para todos os participantes. Explique que as palavras nas cartelas irão completar as frases que serão sorteadas e escritas no quadro, mas só podem ser marcadas de acordo com a leitura das frases. Quem encontrar a resposta em suas cartelas deve marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta. Faça o sorteio da frase, escreva no quadro e leia a frase pedindo para que as crianças completem com a palavra correta.
A criança que primeiro marcar as cinco respostas deve gritar "Bingo de Jesus".
Confira também em voz alta as perguntas e respostas, para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala, etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que desmarquem as cartelas, até ter o segundo e terceiro colocados.
Lembre-se que a brincadeira é um ótimo caminho para a aprendizagem das crianças. A criança aprende melhor vendo, ouvindo e fazendo. Com esta dinâmica as crianças terão mais oportunidade de participarem ativamente do encontro.
Osorio Soares