Feliz Dia das Mães

Bingo de Jesus

Material: Bíblia, papel, canetas, grãos de feijão ou milho.

Providencie um ou mais brindes. Leia antecipadamente o encontro para que o bingo não seja apenas um entretenimento, mas uma ferramenta de aprendizagem. De acordo com o tema e a passagem bíblica do dia, prepare diversas frases que sejam bíblicas, do texto do dia ou até mesmo frases de reflexão do encontro. Escreva as frases faltando algumas palavras para serem completadas posteriormente. Faça diversas cartelas de Bingo com papel e caneta: cada cartela contendo cinco palavras (cada palavra tem que ser o complemento para as frases). Procure misturar bem não fazendo duas cartelas iguais. Faça cartelas suficiente para todos os participantes.
Ex: Leitura bíblica: João 15, 9 – 15.
Frases:
Quero que me amem assim como eu vos amo, pois amo vocês como o pai me ama.
Aquele que me ama, aprende e cumpre com os meus mandamentos.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Todo aquele que me ama é meu amigo.
Cartelas:
vocês
Quero
mandamento
Ninguém
eu
vocês
ama
cumpre
cumpre
vocês
aquele
Quero
mandamento
eu
eu
amor
mandamento
ama
Ninguém
amor
ama
amigo
cumpre
amor
amigo
aquele
Quero
aquele
Ninguém
amigo

Faça a proclamação da palavra de Deus (leitura acima). Explique o sentido da leitura procurando repetir as frases que estão no quadro, para ajudar as crianças a memorizarem as frases. Distribua as cartelas para todos os participantes. Explique que as palavras nas cartelas irão completar as frases que serão sorteadas e escritas no quadro, mas só podem ser marcadas de acordo com a leitura das frases. Quem encontrar a resposta em suas cartelas deve marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta. Faça o sorteio da frase, escreva no quadro e leia a frase pedindo para que as crianças completem com a palavra correta.
A criança que primeiro marcar as cinco respostas deve gritar "Bingo de Jesus".
Confira também em voz alta as perguntas e respostas, para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala, etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que desmarquem as cartelas, até ter o segundo e terceiro colocados.
Lembre-se que a brincadeira é um ótimo caminho para a aprendizagem das crianças. A criança aprende melhor vendo, ouvindo e fazendo. Com esta dinâmica as crianças terão mais oportunidade de participarem ativamente do encontro.
Osorio Soares

Comentários