Feliz Dia das Mães

Dinâmica de Participação - O Anjo da Guarda




As pessoas ao chegarem ao encontro devem assinar a ficha do Anjo da guarda. Quando achar oportuno, de preferência na oração inicial, o assessor distribui as fichas aleatoriamente, cuidando para que cada participante receba a sua (se alguém retirar se nome deve trocar) para que todos sejam Anjos da Guarda e ao mesmo tempo protegidos por outro Anjo.

O assessor explica rapidamente o desenrolar da dinâmica, não se esquecendo de dizer que a mesma deverá durar até o término do encontro. Cada participante deve agir de forma discreta e durante todas as atividades do encontro, já que a revelação deve ser feita na oração final, de preferência o Anjo dando dicas de como é o seu protegido ou escolhendo alguns membros do grupo para tentar adivinhar que foi o seu Anjo da Guarda.

Objetivos:

Desenvolver valores, cooperação, preocupação com o próximo e aspectos essenciais de relações humanas e acolhimento mútuo.

ANJO DA GUARDA

_______________________________________________________________


Você foi escolhido (a) para ser Anjo da Guarda de (o nome da pessoa está acima):

Durante os (tempo do encontro) que você estiver aqui a sua função será de Anjo da Guarda. Aqui algumas dicas práticas para exercer esse papel:

1. Observe com cuidado e conheça o seu Protegido.

2. Procure ficar perto dele sempre que possível sendo absolutamente discreto. Só interfira em situações de perigo.

3. Como Anjo sua função é proteger, aconselhar, cuidar, elogiar mas também, quando necessário, julgar, criticar, interferir, corrigir.

4. Aja de acordo com seu coração. Faça aquilo que gostaria que os outros lhe fizessem.

5. Seja autêntico. Não tenha medo de dizer verdades, principalmente se essas verdades forem boas e doces. A verdade nem sempre é amarga e rude.

6. Converse sempre com ele. Seja atencioso e cordial.

7. Se for consultado sobre algo, numa situação de dúvida, ou na qual o seu Protegido não saiba como agir. Dê conselhos e faça-o refletir sobre as possibilidades. Lembre-se seu papel não é fazer por ele.

8. Você em um dado momento receberá instruções especiais dos Coordenadores do evento, que não poderão ser recusadas. Aguarde com atenção.

9. Você poderá ser chamado em dados momentos para relatar como foi sua percepção pessoal sobre o papel que desempenhou. Faça anotações das coisas mais importantes, isso em muito o ajudará.

Qualquer dúvida esclareça com os facilitadores do evento sempre que precisar.

Boa Sorte , Nobre Anjo da Guarda.

Material:

Uma cópia da ficha Anjo da Guarda para cada participante.

Comentários